Show de Roberto Mendes em São Francisco do Conde

Roberto-Mendes_cantor-compositor_Santo-AmaroO cantor, compositor e instrumentista Roberto Mendes, natural do município de Santo Amaro – mas nacionalmente famoso pelas canções enaltecidas em vozes como as de Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros artistas brasileiros – estará em São Francisco do Conde no dia 14 de julho, próxima terça-feira, com a apresentação “O samba chula antes do Telefone”. O show será realizado na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), a partir das 19 horas, e será uma oportunidade de integração entres os universitários de São Francisco do Conde e aqueles que estudam na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), convidados a participarem do evento. A entrada é franca e toda comunidade também está convidada a prestigiar.

Estudioso há 45 da chula, gênero musical do Recôncavo Baiano, a apresentação de Mendes é na verdade parte do projeto “Na fé, na festa, na dança – festança”. “Vamos iniciar a abertura do projeto com este show, mas, posteriormente, serão contempladas outras apresentações […] haverá também palestras musicadas nas escolas municipais”, disse o músico. As palestras abordam os temas: “Chula: Comportamento Traduzido em Canção” e “Sotaque em Pauta – Chula: O Canto do Recôncavo Baiano”. Ele conta ainda que o projeto é uma forma de “plantar a discussão sobre o surgimento do samba no município”. Para tanto, a abertura do espetáculo que ele promete fazer com a participação da cantora franciscana Izabel Nogueira será com a música Massemba – “esta é uma introdução sobre como a chula veio para o Recôncavo”, define.

O show terá duração de aproximadamente uma hora e meia e o repertório será composto apenas de chula. E como não poderia ser diferente, durante o show será feita uma homenagem ao sambista franciscano Zeca Afonso. Na oportunidade também será lançado o inventário do sambista.

Skip to content