Certificação de alunos do curso de Aquaviários – Marinheiro Auxiliar de Convés e Marinheiro auxiliar de Máquinas

formatura do curso de aquaviarios sfc 2015 2São Francisco do Conde realizou a certificação de 55 alunos do Curso de Aquaviários – Marinheiro Auxiliar de Convés e Marinheiro Auxiliar de Máquinas, na última quinta-feira, dia 16 de julho. O evento começou com a cantora Izabel Nogueira entoando o Hino Nacional para os presentes. Participaram da cerimônia de certificação o Capitão dos Portos do Estado da Bahia, Capitão-de-Mar-e-Guerra Ricardo Silva Pinheiro, o Capitão-de-Mar-e-Guerra José Antonio Freitas Costa, que é chefe do departamento de Ensino Profissional Marítimo, Tertuliano Medeiros da Secretaria Municipal de Turismo, Ludmila Mendes diretora do campus dos Malês da Unilab, em São Francisco do Conde, e o vereador Eliezer de Santana. Além do secretário Carlos Alberto Bispo, o Nem do Caípe, que assumiu a Secretaria de Governo do município.

formatura do curso de aquaviarios sfc 2015 3O evento começou com a exibição de um vídeo falando sobre salvatagem e segurança no mar. Também foram premiados os alunos da turma com melhor desempenho. Entre eles, o aluno do município, André Moreira. Em discurso, o secretário de Governo falou sobre a importância do momento: “me sinto honrado em ver a emoção de vocês. Não podemos deixar de agradecer a Secretaria de Turismo e a Capitania dos Portos por lutarem para trazer este curso. Nós não tínhamos instrutores preparados, mesmo tendo uma Baía tão ampla, mas agora isso mudou e vocês não podem ficar no anonimato, façam valer a certificação de vocês”, declarou.

Já a diretora do campus do Malês, da Unilab, Ludmila Mendes, destacou a parceria com a Prefeitura e revelou que a universidade está de portas abertas para a comunidade. “Acompanhem a Unilab através do nosso site e das redes sociais, pois essa universidade é da cidade. Apropriem-se dela”.

formatura do curso de aquaviarios sfc 2015 7Tertuliano Medeiros, da SETUR, agradeceu a Capitania dos Portos e destacou a competência e “leveza” com que o trabalho foi realizado. Ele também destacou em sua fala que dos 55 concluintes, 17 deles são do município. “Eu vejo como forasteiro quem vem com o intuito de desqualificar o que é dos outros, mas aqueles que vêm lutar pelos seus sonhos são sonhadores”.

José Antonio Freitas afirmou a importância da educação para a construção do país que queremos: “se temos um objetivo temos que estudar, pois um país como o nosso não se faz sem educação”. Ele também salientou que é a primeira vez que o curso é realizado no município. E por fim, o capitão Ricardo Pinheiro agradeceu a Prefeitura e a Unilab. “A caminhada foi longa, mas tivemos a conclusão de 55 alunos e esse número é louvável e está acima da média. Sintam-se privilegiados”.

formatura do curso de aquaviarios sfc 2015 6 - CópiaNo final do evento, Alice Maria Alves, da SETUR, explicou que “nós estamos atuando em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado e o PRODETUR, com o objetivo de desenvolver as pessoas locais para que sejam contempladas com a geração de emprego e renda. Nós vimos através de pesquisa que não tínhamos pessoas com esta qualificação para os nossos passeios náuticos e corremos atrás desta qualificação, conseguindo trazer o curso com esta finalidade. Isso nos coloca a frente de outros municípios da Bahia”.

Na última terça-feira, dia 14 de julho, foi realizada uma aula no mar onde os alunos tiveram a chance de colocar em prática o que aprenderam nas aulas teóricas que acorreram na Unilab.