II Fórum Universitário Sanfranciscano discutiu a Lei da Bolsa e a Política de Assistência ao Estudante Universitário Sanfranciscano

II Fórum Universitário  4

Nesta terça-feira, 28 de julho, estudantes e integrantes da Comissão Universitária de São Francisco do Conde se reuniram na plenária da Câmara de Vereadores durante o II Fórum Universitário Sanfranciscano, para tratar do tema: “Rediscutindo a Lei da Bolsa e a Política de Assistência ao Estudante Universitário Sanfranciscano”.

O evento contou com a presença da secretária da Educação, Ana Christina Oliveira; Rainer Ferreira – presidente da Comissão Universitária e Erica Amorim – vice-presidente; Aline Dantas, coordenadora do Fórum; Naiana Portela, líder dos roteiros de transportes; Luan Santos, do Programa de Apoio Financeiro ao Universitário Sanfranciscano – PROUNIFAS, e, dos vereadores Eliezer de Santana, Venilson Chaves e Luis Carlos Dantas, além do assessor especial José Raimundo Fonseca, representando o prefeito Evandro Almeida.

II Fórum UniversitárioA presença de vocês nos faz mais fortes. Agradeço a presença e quero lembrar que através desta Bolsa já formamos diversos profissionais. Temos doutores em Química, advogados, veterinários, turismólogos e tantos outros que se tornaram um espelho para nós”, salientou Rainer Ferreira.

A secretária da Educação, Ana Christina Oliveira, lembrou que aquele era o segundo momento dos estudantes e que no evento seriam discutidos temas como a lei da Bolsa Universitária, o transporte dos estudantes e a residência universitária. “Tivemos o cuidado de ampliar os segmentos da Comissão e ainda precisamos discutir a lei da Bolsa, que precisa ser revista, pois dificulta o acesso do aluno e é permissiva com os já contemplados. Daqui devem sair mudanças significativas. A gente não pode desrespeitar o que está na lei, mas precisamos de leis mais justas e que contemplem mais pessoas”.

II Fórum Universitário 3Para Luan Santos, do PROUNIFAS, “muitas pessoas estão se formando com a ajuda de São Francisco do Conde e vão contribuir com a melhoria da cidade. Essa lei da Bolsa é de 12 de junho de 2013 e, na prática, algumas coisas que ela reza não funcionam. Cabe a nós modificar o que não tem dado certo como, por exemplo, a exigência do valor para obtenção da Bolsa, que hoje é por renda bruta familiar e nós sugerimos que seja através de renda per capita”. Ele ainda salientou que outros métodos de controle sejam criados como a avaliação da situação financeira atual daqueles já beneficiados.

Outro ponto sugerido durante o II Fórum Universitário Sanfranciscano foi transformar o transporte universitário em um direito garantido por lei. Além disso, foi sugerido o acesso à graduação aos portadores de necessidade especiais e de doenças crônicas. Luan também pediu aos universitários que participem da atualização cadastral dos beneficiários até 29 de julho.

II FOrum UniversitArioJosé Raimundo Fonseca, representante do prefeito Evandro Almeida, afirmou que foi um dos beneficiários do programa e frisou a importância do benefício em sua formação universitária. “Através da Bolsa Universitária ainda vão se revelar muitos nomes e nossa gente vai conquistar muito mais”.

O vereador Eliezer lembrou o trabalho dos que contribuíram com a criação e aprovação desta lei, a exemplo da prefeita Rilza Valentim (in memoriam).

O município possui atualmente 750 universitários beneficiados pelo PROUNIFAS. Após as falas, Rainer Ferreira, presidente da Comissão Universitária, apresentou algumas propostas de mudanças na lei e abriu a discussão para os universitários que puderam expressar suas opiniões. Uma das sugestões é a mudança do nome do programa que passaria a ser Programa de Apoio ao Universitário Sanfranciscano, para que além da questão financeira o transporte também fosse contemplada em lei.