Finalizada etapa de entrega dos cartões do Educa Chico

Educachico3

No último dia 30 de julho, a Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde finalizou a etapa de entrega dos cartões do Educa Chico – programa educacional que tem o objetivo de melhorar os índices da educação local e diminuir a evasão escolar e as distorções série/idade. Aproximadamente, 305 alunos do Instituto Municipal Luiz Viana Neto (IMLVN) foram beneficiados com a ação. Deste universo, até a data do evento, 36 ainda encontravam-se pendentes com relação a documentos e assinatura de contratos bancários. O prazo para regularização será até 14 de agosto.

O Educa Chico será também estendido a Educação de Jovens e Adultos”, ressaltou a secretária municipal da Educação, Ana Christina Oliveira. De acordo com a gestora da pasta, o número de alunos beneficiados não chegou a 50% do total de inscritos. “Alguns de nossos alunos preferiram não se inscrever, pois, de acordo com eles, os próprios pais usariam o dinheiro para si. Mas, lembrem-se, quem não prestar conta será automaticamente desligado do programa. O recurso não é o fator preponderante desta iniciativa e sim a promoção da formação integral do sujeito. Esse recurso deverá ser utilizado, no mínimo, 30% com os filhos de vocês. Além da frequência e desempenho, que contam notas em Português, Matemática e Ciências Sociais, cada estudante terá que participar de atividades extracurriculares no seu turno oposto”, validou Ana Christina.

O prefeito Evandro Almeida destacou que o Educa Chico investirá mais de R$ 2 milhões nos estudantes do Ensino Fundamental II, integrantes da rede pública municipal. Ademais projetos sociais, tais quais o PAS (Programa de Acolhimento Social), PROUNIFAS, ônibus universitário, entre tantos outros listados pelo gestor, os investimentos somam mais de R$ 40 milhões anuais. “Estamos colocando o dinheiro de São Francisco do Conde nas mãos do povo franciscano”. O prefeito ainda pediu aos pais que fizessem um investimento maior em seus filhos e não apenas de 30%, que é o que o programa exige. “Eu quero o apoio de vocês para fazermos desta uma cidade melhor para se viver”, clamou Almeida.

educachico

Presente ao encontro, Anaildes – diretor do IMLVN, lembrou que São Francisco do Conde passou a ser o primeiro município brasileiro a oferecer um auxílio como esse, com essa dimensão, para os alunos poderem usar em seu próprio benefício. Já Anailton dos Anjos, coordenador do Educa Chico, chamou a atenção para o papel da política de transferência de renda. “O trabalho favorece o acesso àquilo que é de direito enquanto que a política de transferência de renda é uma política de reparação frente às desigualdades sociais. O Educa Chico não é a solução para o combate as desigualdades sociais, mas é uma parcela para fazer a diferença”. Por outro lado, o gerente geral da Caixa Econômica Federal (CEF), João Paulo Barreto, assegurou as famílias que o recurso do programa já se encontrava em conta para aqueles que estavam com a situação em dia. “A explosão dos caixas eletrônicos, ocorrida há duas semanas, não interferiu no nosso processo de pagamentos na agência. Com isso, vocês já podem sacar o benefício, mas é preciso que fique um saldo na conta para que a mesma não seja encerrada”, ponderou.

A mesa de abertura contou também com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Aloísio Oliveira, que contou sobre a trajetória de criação do projeto Educa Chico, o qual teve a participação de quase todos os membros que compuseram a gestão da prefeita Rilza Valentim (in memoriam), ainda em 2010. O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Lopes (Pantera), também presente, reforçou aos pais dos alunos beneficiados com o programa que a partir do próximo ano eles verão a mudança de seus filhos refletida na avaliação. “Vocês vão ver como o boletim deles terá notas diferentes dos anos anteriores, eles irão se interessar mais pelos estudos”, concluiu.

educachico5

EDUCA CHICO – oferece aos estudantes uma ampla oferta de ações educativas em turno oposto a sala de aula, promovendo o fortalecimento e integração das ações voltadas para a formação integral na educação, buscando ampliar o plano de atividades complementares a jornada escolar, tendo como foco a formação cidadã. O programa é um conjunto de ações que pretende diminuir as distorções de série e idade, de evasão escolar e melhorar o rendimento na sala de aula.

Todas as escolas de Ensino Fundamental II, da rede pública municipal de São Francisco do Conde, aderiram ao programa. O “Educa Chico”, Lei Municipal Nº 334/2013, de 06 de dezembro de 2013, está investindo mais de R$ 2 milhões na educação dos jovens franciscanos, o que corresponde ao recebimento de:

– R$ 700,00 (setecentos reais), para aqueles que obtiverem média ponderada de 5,0 a 5,9 (pontos);

– R$ 1.000,00 (um mil reais) para média ponderada de 6,0 a 6,9 (pontos);

– E, R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais) se a média ponderada for 7,0 (pontos) a acima.

educachico2