Secretário de Agricultura e Pesca, Arlindo Amaral, participou do Programa São Francisco do Conde em Ação na última quarta (26)

radio sfco em acao capa

O Programa São Francisco do Conde em Ação desta quarta (26) teve como entrevistado o secretário de Agricultura e Pesca, Arlindo Amaral. Na ocasião foram abordados temas como: pagamento do Defeso Inverno, Agricultura Familiar e legalização de embarcações.

Sobre o Defeso Inverno, o secretário falou que o pagamento da 2ª parcela começou a ser feito na terça-feira (25) para 211 beneficiários que estão aptos a receber o benefício. 182 estão dependendo da certidão do INSS para receber o pagamento. O INSS entrou em greve e vem prejudicando o pagamento do Defeso, mas 211 pessoas tiveram a felicidade de antes do início da greve conseguir a sua certidão negativa”, enfatizou Amaral.

 

O secretário falou também sobre agricultura familiar, disse que “é um assunto importante para o município o cultivo das frutas e verduras. Desde o ano passado os agricultores de São Francisco do Conde passaram a fornecer para merenda escolar. Esse ano estamos fornecendo frutas para merenda escolar como a banana, abacaxi, laranja, dentre outras. Isso está dentro dos 30% que diz a lei e eles estão fornecendo R$ 21.900, que fecha em mais ou menos R$ 200 mil no final do fornecimento em um ano”, disse.

Sobre a legalização de embarcações, Arlindo declarou que a SEAP conseguiu trazer o pessoal da Marinha para São Francisco, a fim de realizar a legalização das embarcações do município. “Esperávamos um número maior de cadastros, dado o número de embarcações no município. Mas, conseguimos atender uma quantidade relevante e a Marinha fez todo levantamento, vistoria das embarcações e hoje só falta recebermos a documentação legalizada. Com certeza nos próximos dias a Marinha fará a entrega dessa documentação. Estamos também fazendo o curso de Aquaviários. Houve um atraso, ele seria fornecido no mês de junho, mas a Marinha nos informou naquele período que por conta dos repasses federais foram suspensos os cursos. Agora já retomamos essa iniciativa”.

Arlindo encerrou sua participação no programa falando sobre mais ações desenvolvidas pela SEAP. “No dia 29 estaremos fazendo a aceitação do marisco na cozinha do CEJAL juntamente com a Universidade Federal. Esse é um projeto nosso onde já foram preparadas algumas marisqueiras do Paty e da Ilha das Fontes, e a Universidade junto com a SEAP irão fazer a alimentação para fazer o teste de aceitabilidade na escola. Temos também no Paty a Unidade de Beneficiamento do Pescado, que é o cultivo do marisco, onde estamos tentando colocar todos os equipamentos para que esses marisqueiros possam conduzir a sua própria vida e buscar sua própria renda”, encerrou Arlindo Amaral.

Skip to content