Jovens franciscanos se reuniram para participar da II Conferência Municipal da Juventude

II conferencia da juventude 3

Na tarde da última quarta-feira, dia 26 de agosto, São Francisco do Conde realizou a II Conferência Municipal da Juventude, na Câmara de Vereadores. A Conferência reuniu centenas de jovens, que lotaram a plenária para acompanhar as atividades e lutar por uma cidade melhor e com mais oportunidades. O evento começou com a apresentação musical de Tainá Cristina, jovem talento do município, que cantou clássicos da MPB. Além de Tainá, Caio Levi fez uma intervenção poética durante a apresentação. A Conferência ainda contou com uma tradução simultânea para a linguagem dos sinais.

O prefeito do município, Evandro Almeida, foi representado pelo assessor especial José Raimundo Fonseca, que levou uma mensagem do gestor aos jovens franciscanos: “estamos trabalhando para fazer dessa cidade a melhor também para a juventude e para as futuras gerações. Nós estamos investindo em escolas melhores, curso pré-vestibular, bolsa universitária, ônibus para transporte escolar e universitário e muito mais, visando transformar vocês nos futuros profissionais e cidadãos que a nossa cidade merece. Em breve vamos construir o Complexo Escolar Rilza Valentim para melhorar a educação de nossos pequenos cidadãos; também estamos construindo uma cidade universitária; e vamos entregar a unidade do SENAI; tudo isso pra garantir que vocês tenham emprego e atinjam todo o potencial de vocês. Eu acredito na juventude franciscana”.

II conferencia da juventude 2

Iasmin Xavier, militante na causa da juventude, falou sobre a importância do evento e sobre a lei que instituiu o Dia da Juventude no município: “a juventude é um processo em construção e somos nós que conhecemos as nossas demandas e precisamos defender as nossas necessidades”. Já a representante do Movimento Secundarista, Jandiara Aragão, explicou que a juventude precisa juntar forças e lutar por suas necessidades. Já o presidente do Grêmio Estudantil do Caípe, Oldair Santos, foi aplaudido de pé pela juventude. Ele cobrou dos gestores um olhar diferenciado para a juventude: “eu espero que o que for aprovado aqui não fique apenas no papel”.

Já a representante dos Movimentos Juvenis, Jucilene Bandeira, que é coordenadora do grupo Juventude Negra em Movimento falou que: “os jovens negros precisam ter perspectiva, pois são as maiores vítimas de homicídio e sofrem com a omissão da sociedade. Precisamos de disciplinas que valorizem a cultura africana e nosso legado. Nós não somos só o futuro, somos o presente e queremos ser ouvidos e respeitados. Queremos viver”, declarou.

II conferencia da juventude 1

Quem também falou durante a mesa foi Joane Macieira, representante dos Movimentos Culturais e coordenador do grupo teatral Beijimiro, que recitou uma poesia sobre a juventude e seus anseios. Em sua fala ele lembrou que “a cultura é um fazer e que precisamos de propostas que abarquem novas práticas culturais”. Joane também lembrou que há vários grupos na cidade e que eles precisam de espaço para se apresentar. Ele revelou ainda que o prefeito vai criar um polo cultural no município em parceria com o Estado.

Luan Menezes, diretor da Bolsa Universitária e representante da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, lembrou a luta e a garra de Rilza Valentim e das conquistas que foram feitas a partir da sua gestão com o Departamento de Juventude e o Conselho de Juventude. “Honrem este legado. Nos representem bem, pois esta é a terra de Rilza Valentim e de bravos monges e valentes pioneiros”, frisou.

Para o vereador Eliezer de Santana, conhecido como vereador da juventude, esse foi um momento de grande emoção: “quando vemos essa casa assim lotada, percebemos que vale a pena cada esforço que estamos fazendo”. Ele também exaltou pais e professores por conseguirem livrar muitos jovens das drogas, da marginalidade e da violência. Já o vereador Venilson Chaves (Cravinho) saudou a plateia e lembrou do intercâmbio que tem acontecido com os jovens africanos. “No futuro as novas gerações vão ver o que vocês construíram”, destacou.

II conferencia da juventude 4

Angelo Amorim, diretor do Departamento de Juventude, agradeceu a toda a equipe, ao vereador Eliezer pela indicação do Dia da Juventude e a gestão por todo o apoio. Ele também pediu aos jovens que passem no setor para conhecer de perto o trabalho.

Por fim, Aloísio Oliveira, secretário municipal de Desenvolvimento Social, agradeceu a equipe que iniciou o departamento e lembrou que a política de juventude é uma construção. Ele ainda falou das conquistas na área, como o resgate da autoestima do jovem franciscano, a sensação de pertencimento do povo e as referências que vêm sendo construídas na comunidade.

O presidente do Cejuve, Caruso Costa, deu uma palestra explicando quais os órgãos do Estado que atuam para a juventude.

A Conferência está tendo continuidade nesta quinta-feira, 27 de agosto, com as mesas temáticas, a leitura das propostas e a eleição dos delegados. O encontro acontece na Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira).