Estudantes do CECBA participaram de teste de inclusão do pescado na merenda escolar

merenda escolar estudantes cejal alunos crianças 2

Na manhã desta segunda-feira (31) cerca de 100 estudantes do Centro Educacional Claudionor Batista (CECBA), no Monte Recôncavo, participaram de um teste de aceitação para inclusão de pescado na merenda escolar. A ação é uma parceria das secretarias municipais de Agricultura de Pesca (SEAP) e da Educação (SEDUC) juntamente com a UFBA (Universidade Federal da Bahia). Durante o teste foram degustados quibe de siri e bolinho de sururu.

Os alunos receberam uma ficha de avaliação para dar a nota no produto experimentado. No geral, os estudantes gostaram mais do quibe de siri. Um novo teste será realizado no CEJAL, na próxima semana, com data e horários a serem definidos. Na ocasião, serão apresentados os seguintes produtos: hambúrguer de peixe e siri, risoto de siri e frigideira de ostra.

A ideia é fazer um produto que atenda o gosto deles (alunos). Produtos que possamos inserir no cardápio da merenda escolar. Nosso objetivo foi preparar as comunidades pesqueiras e preparar as marisqueiras no manuseio desses alimentos, para que elas pudessem aperfeiçoar a produção”, declarou Ryzia Cardoso – representando a UFBA.

As marisqueiras passaram por uma capacitação ministrada pela UFBA para saber como manusear esses alimentos, como higienizá-los e como prepará-los com menos calorias, sem a utilização de dendê e leite de coco.

Os testes estão sendo realizados com o objetivo de que o pescado seja inserido no contexto da merenda escolar, da mesma forma que o município já atua com a agricultura familiar, tendo produtos que são produzidos na própria cidade, na merenda das escolas municipais.