Mulheres são certificadas pela ONG Vidas em Projeto de Ateliê de Costura

atelie4

O auditório da Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde foi palco da certificação de 50 mulheres da comunidade de São Bento, participantes do projeto Ateliê de Costura, da ONG Vidas, em parceria com a Prefeitura de São Francisco do Conde e a Petrobras. O projeto teve início no município em 2014 e tem duração até o próximo ano (2016).

Estamos concluindo a primeira fase de capacitação do curso. E a gente precisa aumentar a nossa produção. Quero que vocês levem as peças para o exterior: Estados Unidos e Japão, como já existem conversas nesse sentido. Nós estamos aqui em busca de alternativa de trabalho para vocês – mulheres, através da ONG Vidas”, declarou Maria Noêmia Menezes de Souza, coordenadora da ONG Vidas.

Na mesa do evento estiveram presentes: Paulo Talegário, representante da Petrobras; Djalma Henrique e Robson Bonfim do SENAI; os vereadores Eliezer de Santana e Venilson Chaves (Cravinho); Morena Rosário e Joelza Menezes, ambas da Secretaria Municipal de Cultura – SECULT; a professora Carmen de Oliveira; a aluna Silvia dos Passos; a presidente da ALASFCON, Sandra Lucia, e o presidente da ONG Vidas, Sérgio Dórea.

As mulheres têm entre 18 e 59 anos e participaram de cursos de costura industrial e modelagem, confecção de bolsas e artefatos sintéticos e bordados com pedrarias. Essa certificação foi a primeira etapa do projeto. Já na segunda fase, elas receberão orientações sobre educação financeira, plano de negócios, sustentabilidade e outros temas. A marca criada através do trabalho destas mulheres se chama “Bentas” e o nome foi escolhido por elas.

Nesse contexto, a Prefeitura ficou responsável pelo aluguel do imóvel onde funcionaram os cursos e pela identificação das mulheres com perfil para o projeto, através da Secretaria Municipal de Cultura – SECULT.

A ONG Vidas é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1º de janeiro de 2014, e fica na Rua Santa Rita, 327, próxima a Escola Três Marias. Contato: (71) 8151-4499.