Treinamento de “Redução de Custos e Desperdícios” reúne servidores públicos

cursodesperdicio

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Gestão Administrativa – SEGAD e em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA, realizou na última terça-feira, 17 de novembro, no auditório da Secretaria da Saúde – SESAU, o treinamento do projeto “Redução de Custos e Desperdícios”, destinado aos servidores públicos.

A palestra, que foi ministrada por Angélica Santos da Paixão, gerente de Educação Ambiental, e contou com o apoio de toda sua equipe, teve como destaque a importância da prática da metodologia dos 5S;  é assim chamada devido a primeira letra de 05 palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Shitsuke (disciplina) e Seiketsu (higiene). O objetivo é mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a qualidade total, através da organização e da disciplina. A ênfase não foi dada apenas para o local de trabalho, mas se estendeu também a casa e a vida de cada servidor.  Seus benefícios e como praticá-los para que seus objetivos sejam alcançados também foram discutidos.

cursodesperdicio2

Iremos proporcionar, num segundo momento, a faxina geral do ‘DIA D’, que consiste em que cada servidor seja um multiplicador das informações transmitidas durante o treinamento em seu setor de origem e assim promova uma faxina utilizando a metodologia citada. A importância desse encontro é sensibilizar os servidores no que diz respeito à economia de recursos naturais e a revisão de postura em relação ao desperdício”, destacou Angélica da Paixão.

O treinamento foi coordenado pelas servidoras Cidneia Maria dos Santos e Gisélia Rocha Moreira, ambas funcionárias da SEGAD.

Ao final, cada participante recebeu o título de Colaborador Ambiental do Ecotime juntamente com dois suportes para copos descartáveis feitos com papel reciclado para evitar o desperdício.