II Batizado de Capoeira do Programa Mais Educação, no CECBA

capoeira cecba1

O aquecimento preparatório para a realização do II Batizado de Capoeira do Programa Mais Educação, no CECBA (Centro Educacional Claudionor Batista) – Monte Recôncavo, foi um convite aos olhos e ouvidos de quem apenas apreciava da plateia a roda formada pelos grupos de capoeira Palmares e Mais Educação. A perfeição do ritmo ecoou do pátio onde estava acontecendo a apresentação aos muros que separavam a escola da rua, encantando a todos com os passos assertivos e malícias que só os capoeiristas têm. Essa, foi uma forma de homenagear o dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, a ação também esteve incorporada a programação do Novembro Negro e agregada a culminância do projeto desenvolvido pelo Mais Educação na unidade escolar.

capoeira cecbaAproximadamente, 30 jovens, entre 12 e 17 anos, ganharam o seu primeiro cordão. “Nós vivemos numa comunidade remanescente quilombola e desenvolver atividades desse tipo é fortalecer a cultura negra, fortalecer nossa identidade social, além de preservar o legado de nossos ancestrais. Temos a capoeira como um compromisso a ser levado para as futuras gerações e aqui na escola temos comprovado, por meio de relato dos professores, que a capoeira vem fortalecendo as atividades em sala de aula, bem como desenvolvendo a formação de disciplina e hierarquia”, destacou Lélia Alves, diretora da instituição.

No encerramento do evento, o aluno George Souza Santos, de 14 anos, cantou uma música de sua própria autoria, eleita pelos demais colegas como a que mais representava o tema trabalhado pelo Mais Educação: “Capoeira”.

capoeira cecba2MAIS EDUCAÇÃO – o programa criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação (MEC) para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino, que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macro campos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

FESTA LITERÁRIA – o CECBA promoveu no dia anterior, 19 de novembro, ações de fomento à leitura – uma das propostas do evento – por meio de atividades, tais quais: painel linha do tempo, o qual apresentou a biografia de personalidades negras como Elisa Lucinda, Solano Trindade, Castro Alves, Gonçalves Dias, e, Cruz e Souza – todos estes na categoria escritores. Na classe de músicos, o grande homenageado foi o cantor, compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown. Ainda foram realizados o lançamento do livro de poemas escrito pelos próprios alunos, exposições, desfile de beleza negra, apresentação de samba de roda e desenvolvimento de oficinas de pintura em tecido, xilogravuras e jogos matemáticos.

Skip to content