Programa de Rádio teve como destaque a festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, o Festival Gastronômico, entre outros temas

radioprograma1

O Programa de Rádio “São Francisco do Conde em Ação”, do dia 25 de novembro, destacou o  sucesso do Festival de Samba do Recôncavo realizado no último fim de semana no município e deu ênfase ao tradicional festejo de Nossa Senhora da Conceição da Praia, que acontecerá no final de novembro. Além disso, foi pauta do programa o Festival Gastronômico com previsão para acontecer em 2016. Para falar desses temas, o convidado da semana foi o secretário de Cultura do município de São Francisco do Conde, Osman Ramos.

O secretário fez um balanço positivo do Festival de Samba de Roda como forma de valorizar a cultura. “Nós trabalhamos com as escolas do município, no Mercado Cultural, e tivemos alguns dias também na Câmara de Vereadores com palestras e apresentação de sambadeiras. Já no fim de semana, a festa foi na orla marítima com diversas atrações”, enfatizou.

Osman Ramos explicou também como foi possível manter a tradição neste momento de crise: “A verba gasta é de um fundo [de Cultura] que só pode ser destinado apenas a eventos culturais. Não é permitido ao prefeito gastar esse recurso com obras ou reformas. E foi através deste fundo de cultura que fizemos essa bela festa e também vamos promover outras atividades na cidade”, declarou.

Outra pauta que também ganhou destaque no programa foi a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Um dos maiores eventos da cidade, que devido a questões de orçamento, não terá atrações famosas. Porém, a comunidade pode esperar muita cultura, fé e o melhor da prata da casa que fará a festa acontecer em São Francisco do Conde.

Fazer uma festa da forma como a cidade espera não vai ser possível, neste momento, devido a questões orçamentárias, mas quanto a Lavagem faremos uma bela festa com grupos culturais da sede e dos bairros da cidade. Esse dinheiro do Fundo de Cultura é da comunidade. A preocupação do prefeito é fechar bem o ano de 2015 e garantir a folha de pagamento e o décimo terceiro salário dos servidores”, explicou Osman.

O cortejo está programado para acontecer no próximo domingo, 29, a partir das 8 horas saindo da Praça Getúlio Vargas.

Outra ação da Secretaria de Cultura que promete movimentar a cidade e atrair visitantes para conhecer a culinária de São Francisco do Conde é o Festival Gastronômico que o município irá sediar no próximo ano. “Deixamos para realizar esse evento em janeiro de 2016 e vamos fazer uma bela ação que vai atrair turistas e nomes importantes da gastronomia para a nossa cidade”.

Por fim, o secretário ainda falou sobre a integração entre as secretarias de Cultura e Turismo que passam a funcionar no mesmo espaço, localizado na Rua do Espírito Santo, em um prédio próprio da Prefeitura. Como acontece em todas as edições, o convidado da semana ainda respondeu as perguntas dos ouvintes.