A beleza do cortejo com centenas de baianas marcou a Lavagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia

a Lavagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia em São Franciscos do Conde 2015 1A Lavagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia, em São Francisco do Conde, foi uma bela festa de fé e sincretismo religioso. Logo na saída do cortejo era possível admirar centenas de baianas que vieram trazer suas flores e Axé a santa católica. O cortejo contou ainda com grupos de capoeiristas, afoxés, bumba meu boi, ala dos idosos, reisado, grupos de samba, Nega Maluca, Filhos de Gandhy, grupo Frutos do Conde e as Mulinhas, entre outras manifestações culturais do município, garantindo as pessoas que acompanharam a passagem do desfile uma bela performance da cultura e da fé do povo franciscano.

Autoridades do município, como o prefeito Evandro Almeida, seguiram todo o cortejo até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na orla marítima. “É maravilhoso ver as manifestações culturais do nosso povo. São Francisco do Conde tem um patrimônio imaterial invejável e a cultura que o nosso povo faz, não se vê em lugar algum. Estão todos de parabéns pela organização deste belo cortejo. Essa é uma festa linda que não pode acabar. A tradição do que é bom precisa ser mantida”, declarou o gestor.

a Lavagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia em São Franciscos do Conde 2015 6Ao final do cortejo, as baianas lavaram o adro da igreja e um carro pipa garantiu refresco durante o forte calor.  Nem o prefeito resistiu a tomar um banho após a caminhada.

Mais tarde, a cantora franciscana Izabel Nogueira desfilou seu samba e os blocos arrastaram centenas de pessoas. A partir de segunda-feira, dia 30 de novembro, as atividades religiosas continuam na cidade e seguem até o dia 08 de dezembro, data em que se celebra o dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Confira a programação completa: