Festejos religiosos animaram o fim de semana dos católicos

nossa senhora da conceiçao da praia 1

São Francisco do Conde viveu um final de semana de fé e religiosidade em diversos bairros que renderam louvores a Nossa Senhora da Conceição da Praia e a outros santos católicos que também foram homenageados: como Santo Estevão, no bairro que leva o nome do religioso e Nossa Senhora do Amparo, em Paramirim.

Na sexta-feira, 04, logo após a novena, aconteceu uma missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na orla marítima, onde a comunidade compareceu em peso. A igreja ficou pequena para tantos fieis. O festejo contou com a celebração do diácono Jorge Evangelista Caldas (Paróquia São Gonçalo – São Francisco do Conde), da Diocese de Camaçari. A missa foi em ação de graças aos poderes Executivos, Legislativo e Judiciário. Representando os poderes municipais estiveram presentes o prefeito Evandro Almeida, secretários e vereadores da cidade.

nossa senhora da conceiçao da praia 3Já no sábado, 05, uma procissão percorreu as ruas do Engenho de Baixo. A caminhada começou após a celebração do Frei Wilson, que falou de machismo e importância da mulher na sociedade, tomando como exemplo Maria. O andor percorreu a comunidade e voltou a igreja no final do cortejo.

O bairro de Paramirim também rendeu louvores a Nossa Senhora do Amparo, que teve missa e procissão. E a comunidade católica de Santo Estevão celebrou o santo que dá nome ao bairro com alegria e fé.

Na terça feira, dia 08 de dezembro, aconteceu a tradicional missa às 10h, na Capela de Nossa Senhora da Conceição e a procissão saindo da Capela e percorrendo as ruas da cidade acompanhada pela Filarmônica Lira 30 de Março e Filarmônica 19 de Março, que se apresentou às 16h. A celebração terminou com uma benção campal, às 18h30, e o encerramento teve o Samba de Roda Eu e Minha Vó.

No domingo, 13 de dezembro, a festa continua e desta vez será em Santo Estevão com a Lavagem em homenagem ao Santo Estevão, padroeiro do bairro, que acontecerá no Terreiro Caboclo Boiadeiro, saindo da Praça do Ilhote, a partir das 08h.

A festa também acontece no Caípe de Cima com missa para padroeira Nossa Senhora da Conceição, a partir das 09h, seguida de procissão, às 11h.