Odoiá! Salve a Rainha do Mar – Festejos para Iemanjá acontecem 02 de fevereiro

 

iemanja 2016 programação

São Francisco do Conde vai render honras a Iemanjá. O tema da festa em 2016 será: Odoiá! Salve a Rainha do Mar. As atrações começam com um cortejo de baianas, saindo da Rua 29 de Junho (Cubamba), em direção a orla marítima. Em seguida, haverá a apresentação das baianas no Barracão que instalado na orla até a hora de ofertar os presentes a Iemanjá, além do lançamento da Exposição Fotográfica Benssangana (Senhora de Benção e Poder do Candomblé da Bahia – As Joias do Recôncavo), no Mercado Cultural, a partir das 13h.

Nesse mesmo dia vão acontecer shows com Matheus Aleluia, às 18h, e com a sambista franciscana Izabel Nogueira, que animará a orla com seu repertório, a partir das 19h.

 

Festa de Iemanjá da Sirilândia

A Festa de Iemanjá da Sirilândia foi idealizada por um grupo de amigos que se reuniam a beira-mar, ao longo da Orla Marítima São Francisco do Conde, para degustar frutos do mar, em especial o siri, o qual gerou o nome SIRILÂNDIA. Ao longo de 20 anos essa festa reúne adeptos do Candomblé, grupos culturais e toda comunidade para tocar tambores, oferecer presentes e celebrar uma só religiosidade, uma só fé.

Iemanjá

Protagonista de milhões de lendas, Iemanjá se multiplica em várias versões e se transforma de acordo com a cultura local. Chegou ao Brasil nos tempos coloniais, trazida pelos escravos. Em terras africanas era a Deusa do Rio Ogum, rainha das águas doces. Entre nós, ela se tornou a “Rainha do Mar”, com os títulos de deusa da compaixão, do perdão e do amor incondicional.

 

Skip to content