Prefeitura iniciou nesta segunda (01) a entrega dos cartões PAS Mais

PAS MAIS 2016 1

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEDES, iniciou nesta segunda-feira, 01 de fevereiro, a entrega dos cartões do PAS Mais. Foram entregues 178 cartões em Jabequara das Flores e da Areia e mais 178 no Socorro. Ao longo da semana outras localidades também receberão o novo cartão; o antigo vai continuar valendo para saques.

A Prefeitura realizou as mudanças no PAS através do Decreto Municipal nº 1764/2015, que “regulamenta o art. 5º, da lei municipal 416/2015, que dispõe sobre o Programa de Acolhimento Social e estabelece valores para o Cartão Social PAS Mais, e adota outras providências”.

Com o PAS Mais, um percentual de até 50% do valor do benefício poderá ser destinado ao comércio municipal, serviços e empreendimentos locais, com o intuito de fortalecer o desenvolvimento socioeconômico no município.

PAS MAIS 2016 2

A gente vem analisando o programa desde seu lançamento em 2009. Percebemos a necessidade que o município tem de se desenvolver além da malha industrial. Avaliamos que com a ampliação da UNILAB e a chegada do Autódromo, o comércio e a rede de serviços poderia ser expandido e daí pensamos em uma plataforma que pudesse retroalimentar o comércio municipal. Já havia um desejo da própria comunidade que o cartão ficasse ligado ao comércio de São Francisco do Conde. Dessa forma, estamos utilizando de recursos públicos de programas sociais para alimentar a rede de comércio e serviços do município”, declarou o secretário de Desenvolvimento Social, Aloísio Oliveira.

Ele ressaltou ainda que desde 2011 o PAS não tinha um reajuste. “O custo de vida está mais alto. Era preciso haver essa mudança. A gente está credenciando o comércio e estima-se que com a chegada do PAS Mais chegaremos a, pelo menos, 450 estabelecimentos credenciados, de diversas naturezas: alimentação, salão de beleza, material de construção, vestuário, entre outros. Apenas não iremos credenciar bares, para evitar a indicação ao uso de bebidas alcoólicas. O PAS Mais nasceu grande, vai injetar cerca de 320 mil reais por mês no mercado local. Nosso objetivo é que além de aumentar as vendas do comércio local possam ser gerados empregos. O credenciamento dos estabelecimentos é voluntário e temos tido uma aceitação grande até o momento”, finalizou Oliveira.

Para a coordenadora do PAS – Programa de Acolhimento Social, Sandra Pitanga, o PAS Mais veio para melhorar a vida do beneficiário. “Foram realizadas algumas mudanças como o cálculo do benefício, que agora é baseado em quatro valores, de acordo com a renda per capita. Antes eram apenas dois valores. Hoje, aqueles que saíram do PAS por ultrapassar o valor da renda e não avisaram podem retornar ao programa em um prazo de um ano, antes era três anos. Antigamente, as famílias que tinham filhos em escolas particulares não podiam receber o PAS, com as alterações na lei as mães poderão utilizar o dinheiro do PAS para pagar uma escola particular para seu filho, por exemplo, além da facilidade deles comprarem no comércio local, e com isso fortalecemos a nossa economia. Dessa forma não precisa que os munícipes se desloquem para outros locais para ter crédito de compra. Esse é um ganho imenso para os beneficiários, para o comércio e até para quem está desempregado, porque os comerciários vão precisar contratar para suprir a demanda que irá aumentar. Hoje estamos com um quantitativo de 4.753 famílias que recebem o benefício social. Quem tiver dúvidas pode nos procurar no PAS”, enfatizou Pitanga.

O lançamento oficial do PAS Mais será realizado no Baiacão, no dia 03 de fevereiro, para comunidade da sede, a partir das 09h, e no dia 04 de fevereiro, na Praça do Caípe de Baixo, para os bairros distantes (em frente à Escola Anna Tourinho), às 09h. Mais informações com a SEDES (71) 3651-4730 ou com o PAS (71) 3651-8146.

Confira abaixo o cronograma de entrega dos novos cartões:

Dia 02/02 – Comunidade do Monte Recôncavo – no Colégio Claudionor Batista, a partir das 09h.

Dia 02/02 – Comunidades de Paramirim, Coroado, Vencimento e Madruga – entrega será na Escola Rural de Paramirim, a partir das 14h.

Dias 03 e 04/02 – Na sede – entrega será no Ginásio de Desportos Edvaldo dos Santos – Baiacão para as comunidades de: Babilônia, Drena, São Bento, Roseira, Baixa Fria, Dom João, Marapé, Centro, Nova São Francisco, Pitangueira, Campinas, Estrada de Campinas, Gurujé, Santa Elisa e Fazenda Macaco, a partir das 09h.

Dias 04 e 05/02 – Comunidades de Caípe de Baixo, Caípe de Cima, Colmonte, Curupeba, Santo Estevão e Ilha do Paty – entrega será realizada no Posto Avançado do Caípe, a partir das 09h.

Dia 05/02 – Comunidades da Muribeca, Engenho de Baixo, Ferrolho e Ilha das Fontes – entrega será realizada ao lado da Escola Luziene Amália (na Muribeca), também a partir das 09h.