Comunidades de Paramirim, Coroado, Madruga e Vencimento recebem o cartão PAS Mais

pas mais no monte 1

Na tarde do dia 02 de fevereiro, usuários do Programa de Acolhimento Social (PAS) – moradores das comunidades de Paramirim, Coroado, Madruga e Vencimento – reuniram-se na Escola Rural de Paramirim para conhecerem as novidades acerca do novo benefício que chega para eles: o cartão social PAS Mais. As quatro comunidades reúnem 228 assistidos pelo programa.

Quem nasce nessa cidade, nasce um pouquinho mais abençoado que pessoas de outros municípios. Vou explicar porque: o governo federal dá o Bolsa Família, enquanto nós o PAS e agora mais uma novidade, que é o PAS Mais, ou seja, um benefício a mais para os franciscanos. É por isso que temos que agradecer a Deus por termos nascido aqui”, ressaltou o vereador Eliezer de Santana.

Entre as mudanças listadas na lei do PAS, citadas pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Aloísio Oliveira, estão: o tempo de residência comprovada no município, que passou de 10 para 5 anos; se tiver filho estudando em rede particular, o responsável poderá ser beneficiário do programa; e, se a pessoa se empregar e não omitir informação, no caso de um novo desemprego, poderá retornar ao programa em até 1 ano e não mais 3 anos como anteriormente. O secretário ressaltou ainda que “esse cartão de crédito pré-pago vai gerar mais desenvolvimento social, além de renda e emprego no comércio local”.

pas mais no monte 2

Oliveira destacou também que a previsão é que mais de R$ 2 milhões circulem por ano com o cartão PAS Mais no município, uma vez que este funciona apenas para compras exclusivas no comércio local. O secretário chamou a atenção de que apenas bares não serão credenciados para utilização do cartão, evitando assim o uso indevido do benefício social. Vale ressaltar que o cartão de débito (o de cor amarela) continua válido para uso nos terminais de autoatendimento bancários. Outra vantagem do PAS Mais é que o valor quando não utilizado torna-se acumulativo. “O PAS paga melhor que o Bolsa Família. Somente este ano serão R$ 28 milhões nas mãos de vocês, beneficiários, e só perde o programa se a vida melhorar ou por descumprimento de condição”, pontuou.

pas mais 2016 3

Só tenho a agradecer a Deus, ao prefeito e a vocês. Já faço até planos com esse benefício a mais, com melhoria em minha casa”, destacou sorridente Simone Gomes de Jesus, de 40 anos, moradora do Coroado e mãe de 7 filhos. Durante o recebimento do cartão, Simone esteve acompanhada de sua caçula, Valentina, de 1 ano e 3 meses. Ela explicou ainda que devido à mudança na lei, agora ela pôde retornar ao programa, pois esteve por aproximadamente 1 ano fora do PAS, por falhas que a própria cometeu. “Graças a Deus hoje estou de volta e estou satisfeita”, completou aliviada.

Durante o ato de entrega do PAS Mais, o vereador Cravinho aproveitou para listar alguns dos benefícios que estão sendo propostos para aquela região, tais quais: implantação de CRAS, requalificação de praça e quadra e recuperação de ruas. Outra novidade anunciada foi a aquisição de torre de telefonia, a qual já foi autorizada. O ex-vereador Carlito também acompanhou a cerimônia e parabenizou ao prefeito Evandro Almeida pelo acolhimento à população franciscana. Ao final, foi feito o convite para que todos participassem do CarnaSocial – evento da SEDES que irá agregar beneficiários de programas sociais e seus familiares no próximo dia 04 de fevereiro, às 09h, com saída do Largo da Cubamba. Haverá ônibus saindo dos bairros para a sede.