Agricultura Familiar do município teve espaço durante a abertura da Jornada Pedagógica

A agricultura familiar de São Francisco do Conde teve espaço na abertura da Jornada Pedagógica 2016 nesta quarta-feira, 24, no Ginásio de Desportos Edvaldo dos Santos – Baiacão. Profissionais que atuam nesta área fizeram uma exposição na entrada do Ginásio de produtos que são fornecidos na rede municipal, os quais são utilizados na produção da merenda escolar. Atualmente, o município possui cerca de 240 agricultores cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca – SEAP.

A produção de alimentos mais comum é banana da prata, aipim, mandioca, inhame, batata doce, manga e acerola. Com o crescimento da produção, os agricultores passaram a investir em hortaliças, verduras e outras frutas. A produção local é utilizada pela Prefeitura através da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, na merenda escolar, pelo Programa PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, Lei Federal nº 11.947/2009.

Nos últimos 05 anos houve um grande aumento na agricultura familiar do município, devido ao apoio da Prefeitura através das seguintes ações: Programa de Mecanização Agrícola que iniciou em 2009; Programa de Distribuição de Sementes de milho e feijão de qualidade para o agricultor familiar; Ampliação da Assistência Técnica; Apoio na Comercialização dos seus produtos; Organização de Associações; Cursos de Capacitação e Implantação de Quintais Produtivos.