No dia 29 de junho foi celebrada a luta dos heróis franciscanos pela Independência da Bahia

29 de junho 1

São Francisco do Conde rendeu homenagens, no dia 29 de junho, a luta dos heróis franciscanos pela Independência da Bahia, a qual, seguidamente, culminou na Independência do Brasil. A data foi celebrada pela comunidade franciscana, a qual lotou a Câmara de Vereadores para uma missa solene – Tedeum – celebrada pelo Frei Wilson, pároco da cidade, em homenagem a estes heróis. Na sequência teve Sessão Solene, em homenagem ao Dia da Câmara, seguido da entrega de títulos honorários de cidadãos franciscanos. Os homenageados agradeceram com discursos emocionados a acolhida.

29 de junho 3

Estiveram na mesa solene o prefeito Evandro Almeida, os vereadores da Casa e os deputados estaduais Rosemberg Pinto e Marcelo Nilo. Antes do início da entrega dos títulos, os cidadãos se emocionaram com o projeto Franciscanear que deleitou a plateia com um recital de poesias em homenagem a cidade, sua história e seu povo. Nomes como a professora Ana Clara Ferreira Santos, o advogado José Raimundo Fonseca e o historiador José Jorge do Espírito Santo e  a advogada Sandra Lúcia de Souza Santos, que declamaram seu amor a São Francisco do Conde.

Também no dia 29 de junho, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca – SEAP em parceria com a Colônia de Pescadores Z-05, promoveram o Dia do Pescador (celebrado em 29 de junho) com uma missa em comemoração a data e, logo após, um café da manhã com forró foi garantido aos pescadores e marisqueiras.