SEDUC realiza pré-matrícula para alunos surdos

Diante das dificuldades apresentadas pelo mercado de trabalho e desestimulados por essa situação, muitos surdos acabam desistindo de darem continuidade aos seus estudos. A fim de modificar essa realidade, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC está “indo atrás”, literalmente, desses estudantes que evadiram das escolas, para realizarem a pré-matrícula nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Essa é uma iniciativa do Núcleo Bilíngue de Libras articulado com a Gerência de Educação Especial Inclusiva. As coordenadoras do núcleo, Itaciara Silva e Ana Cabral, estabeleceram como uma das metas do núcleo, a expansão da matrícula de surdos, uma vez que eles precisam de um incentivo maior para estarem incluídos na rede.

“Tendo em vista que a comunidade surda possui uma população com necessidades diversas e para que estas sejam atendidas, contribuímos para a efetividade da política de inclusão social. Um novo cenário na Educação entra em pauta para encaminhamentos a partir da implementação do núcleo”, explicou Itaciara Silva.

Para auxiliar nessa missão, o instrutor surdo, João Lipe Reis, tem dado todo o apoio ao núcleo, indo nas casas dos ex-alunos junto com a equipe. O roteiro de pré-matrícula começou pela sede, no dia 18 de janeiro, e seguirá até o dia 05 de fevereiro, chegando a todos os bairros do município.