SEDUC realiza Encontro de Formação com Coordenadores Pedagógicos

en_seduc

Com o objetivo de refletir sobre a importância do papel do coordenador pedagógico na articulação do processo de leitura no ambiente escolar e sua interação com o processo de desenvolvimento das sessões simultâneas de leitura, a Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), de São Francisco do Conde, promoveu nos dias 28 e 29 de maio um Encontro de Formação com os Coordenadores Pedagógicos. A ação ocorreu no Instituto Municipal Luiz Viana Neto e na UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira).

Após o momento inicial de Acolhimento, cada coordenador pedagógico participou de uma das sessões simultâneas de leitura e um representante do grupo escolheu a obra literária que seria apresentada na plenária. Entre os livros trabalhados pelas equipes estavam: O Duende da Ponte (Patrícia Era Wolf), João Boboca ou João Sabido? (Rosane Pamplona e Ionit Ziberman), Um Porco Vem Morar Comigo (Claudia Fries), A Rainha da Bateria (Martinho da Vila), O Monstruoso Segredo de Lili (Angelika Glitz e Annette Swohoda), Pedro e Tina – Uma Amizade Muito Especial (Stephen Michael King), O Cavalinho Que Só Cantava Na Chuva (Vanessa Cavalcanti), e, Alexandre e Outros Herois (Graciliano Ramos).

O encontro ainda esteve pautado nos “Bochichos Literários” – momento em que foram compartilhadas as histórias da sessão simultânea de leitura com o grupo; o “Intercâmbio de Leitura” – período em que houve discussão sobre a importância da leitura no processo de ensino e aprendizagem; Palestra direcionada ao papel do coordenador na articulação de ações pedagógicas para qualificação da proficiência da aprendizagem da leitura; Avaliação do encontro, mediante Ficha de Avaliação; Entrega dos kits das unidades escolares – cada conjunto educacional era composto pelo Projeto Institucional de Leitura “Semeando Leitores: Nos Sabores da Leitura”; Passo a passo da Sessão Simultânea de Leitura; e, o texto “Ler Deveria Ser Proibido”, de Guiomar de Grammon.

A capacitação, dirigida aos Coordenadores Pedagógicos do EJA (Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental I e II) e da Educação Infantil, bem como do Ensino Fundamental, contou com a participação de, aproximadamente, 100 profissionais da área e teve carga horária de 4h/aula.

Skip to content