COGEM – CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
SOBRE
A Controladoria Geral do Município tem por finalidade efetivar a avaliação da gestão pública, através do acompanhamento dos programas e políticas públicas, evidenciando a sua legalidade, razoabilidade e publicidade, os seus resultados no que concerne à economia, eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira, patrimonial e operacional dos órgãos e entidades municipais.
Órgão responsável também por avaliar o comprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e do orçamento do município.
A competência da Controladoria Geral do Município esta descrita na Lei 510/2018 Art. 20.
CONTROLADORA
Katia Antônia Melo Behrens
Especialização: Bacharel em Ciências Contábeis, Pós-Graduada em Auditoria Governamental, Pós-Graduada Controle Interno, Pós-Graduada Auditoria de Gestão de Saúde.
– Membro desde 2013 do Grupo Técnico do Conselho Regional de Contabilidade-BA, para convergência a as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicada ao Setor Publico.
– Participante desde 2011 do GTREL e GTCON da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
DEPARTAMENTOS
- Gabinete da Controladora Geral:
1.1. Atribuições da Controladora:
- Exercer a administração da COGEM, praticando todos os atos necessários na área de sua competência, notadamente os relacionados com a orientação, coordenação e supervisão das atividades a cargo das unidades administrativas integrantes do órgão sob sua gestão.
- Assessorar o Prefeito, bem como seu gabinete.
1.2. Atribuições da Sub-controladora
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- Supervisionar e orientar as atividades a cargo dos departamentos integrantes do órgão, assessor executivo, diretores e gerentes dando ciência à Controladora das ações desenvolvidas pelo assessor executivo, diretores e gerentes. Compete à mesma também, dentre outras atribuições, revisar todos os atos, produzir pareceres, despachos, recomendações da Controladora.
2. Diretoria de Auditoria:
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- Análise de Auditoria e Fiscalização: executa atividades regidas na necessidade de garantir a observação aos controles implantados e às rotinas de trabalho, e principalmente, que os demonstrativos contábeis sejam merecedores de confiança.
3. Diretoria de Normatização:
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- Análise de Normatização e Desenvolvimento de Processos: elaborar atos normativos sobre procedimentos relativos às atividades da organização, tais como Manuais, Orientações Técnicas, Instruções de Controle Interno e Portarias.
4. Diretoria de Análise de Atos e Processos
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- Proceder à análise prévia de processos, visando à certificação de regularidade da despesa e as suas respectivas liquidações, referentes aos seguintes assuntos:
- Processos licitatórios, de pagamentos, aditivos, inexigibilidade/dispensa, desapropriação, doação modal, termo de fomento, dentre outros atos e procedimentos firmados com o poder público, que ensejem despesas para o erário municipal;
- Concessão de subvenções sociais, econômicas, contribuições e auxílios financeiros; bem como verificar a veracidade e consistência das informações e documentos acostados aos processos.
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5. Diretoria de Prestação de Contas e Transparência:
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- Analisar e avaliar as prestações de contas de suprimentos de fundos, de adiantamentos, de subvenções sociais, auxílios, contribuições concedidos com recursos municipais, emitindo parecer opinativo para subsidiar a Certificação do Controlador Geral;
- Participar das audiências públicas quadrimestrais exigidas pela LRF, Junto ao Gabinete da Controladora;
- Coordenar e elaborar as respostas às notificações mensais e anuais do TCM; bem como acompanhar o pagamento das multas e ressarcimentos impostos pelo TCM;
- Monitorar o percentual de gasto com pessoal;
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6. Diretoria Administrativa E Modernização
- Desempenhar as atividades de coordenação, orientação e controle das áreas administrativas da Controladoria Geral;
- Controlar o tombamento do patrimônio e fazer o inventário anual de todo o material, máquinas e equipamentos alocados à Controladoria, atendendo as orientações emanadas dos órgãos centrais e legislação pertinente;
- Providenciar o material necessário ao regular funcionamento da Controladoria e, ainda, requisitar, receber, guardar, distribuir e zelar pela conservação do material e do patrimônio;
- Organizar, controlar e manter atualizado o cadastro individual e demais assentamentos relativos à vida funcional dos servidores da Controladoria Geral;
- Promover o controle de frequência do pessoal e fornecer os elementos necessários para a confecção da folha de pagamento.
FORMULÁRIOS E LEGISLAÇÃO DE ADIANTAMENTO
Decreto 1660_2015_Adiantamento
Lei Municipal 376-Regime de Adiantamento
Resolução Cogem 001_2015 – Diária e Adiantamento
Portaria 01/2019 – Aprova o Manual e Procedimentos de Adiantamento
MODELO DE PORTARIA Designar servidor
MODELO_FICHA FINANCEIRA_Prestação de Contas Adiantamento
MODELO_QUADRO RESUMO_Prestação de Contas de Adiantamento_1ª versão em 08.07.2015
MODELO_Requisição de Adiantamento em 20.02.2015_modelo 3
ORIENTAÇÃO DE PREENCHIMENTO Requisição de Adiantamento em 20.02.2015
ORIENTAÇÃO DE PREENCHIMENTO_FICHA FINANCEIRA_Prestação de Contas Adiantamento 1ª versão em 08_07_2015
FORMULÁRIOS E LEGISLAÇÃO DE DIÁRIAS
DECRETO 234-2021
Decreto diario 1662_2015
Lei Municipal 377 – Concessao de Transporte e Diária
Resolução Cogem 001_2015
Solicitação diária
Relatorio-de-Diaria-Modelo
Solicitação Transporte
FORMULARIOS
Formulário de Conferência Supressão Contratual
Formulário de Conferência Suspensão Contratual
Formulário de Conferência Rescisão Contratual
FLUXOS
FLUXO PROCESSUAL – DISPENSA DE VALOR
FLUXO PROCESSUAL – DISPENSA EMERGENCIAL
FLUXO PROCESSUAL – INEXIGIBILIDADE CONTRATAÇÃO ARTISTAS
FLUXO PROCESSUAL – INEXIGIBILIDADE LOCAÇÃO DE IMÓVEL
FLUXO PROCESSUAL – INEXIGIBILIDADE SERVIÇOS TÉCNICOS
FLUXO PROCESSUAL – PREGÃO E CONCORRÊNCIA
INSTRUÇÕES NORMATIVAS
IN-01-Tomada de Contas Especial
IN-02-2018-Registro de Preços
IN-1-2022-Fiscalização e Prestação de Contas de OS
INSTRUÇÃO NORMATIVA DÍVIDA ATIVA_Nº 01_2024
RESOLUÇÕES COGEM
Resoluções COGEM | 2019
Resoluções COGEM | 2017
Resoluções COGEM | 2015
PORTARIA
Portaria 01.2019 – Aprova o Manual e Procedimentos de Adiantamento
MANUAL
Manual de Normas e Procedimentos de Adiantamento
RECOMENDAÇÃO
ORIENTAÇÃO
Orientação Técnica 002.2021 – Orientações Administrativas – Prazos
Orientação Técnica 001.2021 – Competências dos Fiscais de Contratos
Orientação Técnica 001.2020 – Elaboração de Relatório – Encerramento do Mandato
Curso: Nova Lei de Licitações e Contratos
AULA 01 – PANORAMA GERAL, IMPLEMENTACAO E PROC LICITATORIO
AULA 02 – CONTRATOS PONTOS DE ATENÇÃO
AULA 03 – CONTRATAÇÃO DIRETA