28 de janeiro é dia de São Gonçalo, padroeiro de São Francisco do Conde

São Gonçalo

Dia 28 de janeiro é dia de festa em São Francisco do Conde, isso porque se comemora São Gonçalo, padroeiro da cidade. Uma programação cultural e religiosa foi planejada para os dias 25, 26, 27 e 28 em comemoração ao santo.

Dia 28 haverá, às 05h, uma alvorada e a população ainda poderá desfrutar das delícias que serão vendidas na quermesse montada próxima a igreja. A partir das 17h, uma procissão percorrerá as principais ruas da cidade, e logo após, uma missa solene será realizada marcando o encerramento da festa, na capela que leva o nome do padroeiro.

A programação inclui ainda apresentação do grupo cultural Samba Chula Filhos da Pitangueira e das bandas Musicalidade Brasileira e Kuarto de Samba.

São Gonçalo

Muitas são as lendas que envolvem o santo. Em Portugal, mulheres fazem fila na sua igreja pedindo um bom casamento. Já para aquelas que não podem ter filhos, dizem que basta encostar uma parte do corpo junto ao túmulo do santo para tornarem-se férteis. No Brasil, ele é considerado o protetor das mulheres, dos casais apaixonados, dos violeiros e remédio contra as enchentes.

 

Confira a programação completa da festa:

 Sábado – dia 25 de janeiro de 2014

Grupo Horário
Samba Chula 19h30

Domingo – dia 26 de janeiro de 2014

Grupo Horário
Musicalidade Brasileira 19h30

Segunda-feira – dia 27 de janeiro de 2014

Grupo Horário
Kuarto de Samba 19h30

Terça-feira dia 28 de janeiro de 2014

MISSA FESTIVA – 09h

PROCISSÃO – 16h – Acompanhada pela Filarmônica Lira 30 de Março

Skip to content