A Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI está oferecendo os cursos de Caldeireiro e Eletricista Industrial para cidadãos que estão recebendo Seguro Desemprego, cadastrados no Sistema Nacional de Emprego – SINE. São 40 vagas para cada modalidade e as atividades começam no dia 26 de novembro, no prédio da UNILAB, em São Francisco do Conde. O curso de Caldeireiro tem carga horária de 240 horas e o de Eletricista Industrial 300 horas.

A iniciativa é do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, que foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Em São Francisco do Conde, o órgão demandante é o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, que encontrou total apoio da gestão municipal para a sua realização. “Esses cursos comungam com a plataforma de trabalho da prefeita Rilza Valentim que prioriza a qualificação dos trabalhadores e sua inserção no mercado de trabalho”, destaca Antônio Araãn Jambeiro Brandão, Assessor Técnico de Educação do município.

As vagas que não forem preenchidas pelos desempregados que estão recebendo seguro serão disponibilizadas a agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores, povos indígenas, comunidades quilombolas, adolescentes, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e pessoas com deficiência.

Os interessados devem se inscrever através do site sistec.mec.gov.br. A inscrição se dá em duas etapas: a pré-matrícula – após acessar o site, o interessado receberá uma carta e será orientado a procurar a instituição ofertante; e a matrícula – a instituição recolherá os documentos e dados pertinentes e emitirá um Termo de Responsabilidade para o aluno assinar.