A Prefeitura criou uma ação de inquérito domiciliar chamada “Alô, Saúde” que já atendeu mais de 07 mil pessoas

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, vem adotando, entre outras ações de enfrentamento ao coronavírus, o monitoramento da população por meio de um Inquérito Domiciliar por telefone.

A iniciativa se chama Alô, Saúde e o  objetivo é saber como está a saúde da população em tempos de coronavírus, além de identificar casos suspeitos que não deram entrada em nenhum serviço de saúde.

A equipe é orientada a atuar de forma mais intensa nas áreas com casos confirmados da COVID-19.

A ação também visa alertar sobre a importância do uso da máscara, entre outras atitudes preventivas e educativas.

Graças ao “Alô, Saúde”, já foram monitoradas mais de 7.500 pessoas em diversos bairros.

Todos responderam a um questionário sobre a sua saúde e dos demais moradores do domicílio e receberam orientações.

Como se proteger

As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:

Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.

Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.

Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa, principalmente se ela estiver tossindo ou espirrando.

Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.

Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

Evite circulação desnecessária nas ruas. Se puder, fique em casa.

Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.

Utilize a máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido cobrindo nariz e boca o tempo todo, quando estiver na rua.

Pessoas que cuidam de idosos devem usar a máscaras ao se aproximar e mães amamentando também devem fazer uso de máscara. (Bebês não podem usar máscaras por risco de sufocamento e morte).