A Prefeitura inaugura duas modernas Unidades de Saúde da Família no município

psfs

A Prefeitura de São Francisco do Conde inaugura nesta sexta-feira, dia 26 de abril, às 09 horas, duas modernas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), construídas nos bairros da Baixa Fria e de São Bento das Lajes, todos com recursos próprios. A prefeita Rilza Valentim, o vice-prefeito Evandro Almeida, secretários municipais, vereadores e a comunidade em geral irão prestigiar o evento.

As novas unidades contam com estacionamento, salas de vacina e curativo, consultórios médico, odontológico e de serviço social, enfermagem, farmácia, além de salas de reunião e de observação, entre outros espaços, que vão facilitar o acesso da população aos serviços municipais de saúde.

O PSF é a porta de entrada do usuário do SUS aos serviços básicos de saúde e é a estratégia definida pelo Ministério de Saúde (MS) para oferecer uma atenção básica mais resolutiva e humanizada em todo o país. As unidades atendem homens, mulheres, crianças, idosos, hipertensos, diabéticos e toda a comunidade dos bairros em que estão localizadas, visando garantir a saúde da população sanfranciscana.

Cada equipe é responsável pelo acompanhamento de cerca de 1.000 famílias, num território definido dentro da área de abrangência, e conta com médico, enfermeiro, ténico de enfermagem, assistente social, odontólogo e auxiliar, além da equipe administrativa.

Em São Francisco do Conde, a população conta com 13 unidades de saúde da família e 100% de cobertura de agentes comunitários de saúde.

PSF da Baixa Fria homenageia Jaciara Santana Bispo Medeiros

Pessoa alegre, Jaciara nasceu em 14/09/1965. Trabalhou na Saúde como técnica de enfermagem, por mais de 20 anos, e gostava de participar dos eventos folclóricos do município. Ela fazia as apresentações dos festejos afro e eventos escolares como cerimonialista, sendo uma pessoa muito ativa na valorização da história e cultura da cidade.

Apesar de ser uma católica ativa, participava de festejos das mais variadas religiões, respeitando todas elas. Foi jogadora de handebol, na década de 80. E, além da enfermagem, trabalhava com vendas para complementar a renda familiar. Ela também não perdia uma boa seresta, sendo uma grande organizadora de eventos desse tipo.

Mulher, guerreira e sanfranciscana, ela chegou a morar em Lauro de Freitas por dois anos, e voltou para sua cidade quando descobriu a doença para estar mais próxima da família no final da vida. Faleceu aos 39 anos, por conta de um câncer de mama, chegando a fazer tratamentos, mas a doença venceu sua luta em favor da vida e Jaciara não resistiu. A enfermeira deixou um filho de 09 anos.

PSF de São Bento homenageia Eliene Oliveira dos Santos

Chamada de Lia pelos amigos e familiares, Eliene Oliveira dos Santos nasceu em 08/08/1944 e era a segunda filha de Temístocles e Martinha Oliveira dos Santos. Se formou em Medicina, em 1969, pela Universidade Católica do Salvador, e fez especialização em Gastroenterologia. Teve dois filhos: Paulo José Oliveira Alves e Milene Oliveira Alves.

Eliene era famosa pela elegância, além de ser uma pessoa muito atensiosa e dedicada aos estudos. Trabalhou em São Francisco do Conde de 2007 a 2010, ano de seu falecimento.

Foi pioneira no estudo da Medicina Hortomolecular.Também era ligada a espiritualidade e desenvolvia um trabalho social com Divaldo Franco, na Mansão do Caminho. Tinha 64 anos quando faleceu, devido à problemas no pâncreas.