A Secretaria Municipal da Saúde realizou mais uma etapa do Programa de Educação em Saúde e comunidade, RCP para todos

A sigla RCP significa reanimação cardiopulmonar e trata-se de um treinamento que vem sendo realizado para os profissionais de Saúde do município e também para a comunidade.

O programa dessa vez foi realizado com os gestores da Subprefeitura do Caípe de Baixo, com a participação da equipe da diretora Edvanda Veras, juntamente com os coordenadores de bairro: Hernandes Lopes, do bairro do Caípe de Cima, e Gilcélio Serafim, do bairro de Santo Estevão. Eles receberam o treinamento através de uma caravana itinerante, multiplicando o conhecimento para salvar vidas, através da reanimação cardiopulmonar.

Durante o treinamento foram abordados temas como o reconhecimento de uma emergência, o acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, através do número 192, e como desenvolver as habilidades necessárias para realizar as compressões torácicas e difundir os princípios de acesso público à desfibrilação.

O treinamento de RCP ensina a sequência de ações para salvar vidas e pode ser realizado por qualquer pessoa treinada, podendo estar relacionada com uma das quatro situações de emergência como a obstrução de vias aéreas (engasgo) e a parada cardiorrespiratória (PCR).

Em uma situação de parada cardiorrespiratória (PCR), a realização imediata da ressuscitação cardiopulmonar (RCP) contribui muito para o aumento das taxas de sobrevivência das vítimas de parada cardíaca.

Neste mesmo dia, a Unidade de Saúde da Família do bairro do Socorro promoveu um momento com gestantes da comunidade. Durante o encontro, as gestantes foram atendidas por uma equipe multiprofissional, formada por médico, enfermeira, assistente social e cirurgiã dentista. Foram realizadas consultas, palestras, dinâmicas, atividades lúdicas e técnicas de relaxamento.

Chamado carinhosamente de grupo materno, esses encontros irão acontecer a cada 15 dias, sempre às segundas-feiras. O objetivo desses encontros é aproximar as gestantes da comunidade com os profissionais de saúde, fortalecendo o vínculo entre paciente e o profissional, além da promoção da saúde com temas relevantes a uma assistência de qualidade do pré-natal.

Nesse primeiro encontro cada gestante recebeu uma capa para Caderneta de Vacinação personalizada.