Ações da gestão em torno da construção de um Centro de Doença Falciforme avançam

deputado solla gabinete 1

São Francisco do Conde recebeu a visita do deputado federal Jorge Solla nesta segunda-feira (16), que trouxe uma excelente notícia para o município: “foi disponibilizada uma emenda parlamentar, através do meu mandato, para o Centro de Doença Falciforme que vamos fazer em São Francisco do Conde. O recurso é de cerca de R$ 300 mil, com o objetivo de comprar equipamentos e dar apoio técnico ao local”, revelou Solla. O evento aconteceu no Gabinete do Prefeito e reuniu todo o corpo de secretários e vereadores.

O Centro de Apoio e Acompanhamento à Pessoa com Doença Falciforme dará apoio aos pacientes e familiares de pessoas que possuem a anemia falciforme ou doença falciforme e buscam tratamento especializado. “Esse era sonho da nossa saudosa Rilza Valentim que, com fé em Deus, iremos realizar”, revelou o prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida.

O vereador Antonio Lopes (Pantera) agradeceu ao deputado: “essa ajuda é muito bem-vinda. Não importa o valor do recurso que está sendo liberado e sim a boa intenção desta ação… Esse é o seu primeiro mandato e o senhor já lembrou de São Francisco do Conde, isso mostrou seu compromisso com a saúde da nossa cidade”.

Já o vereador Eliezer de Santana lembrou que a cidade é tida como rica por muitos, mas que em São Francisco do Conde muito se faz pela população como: transporte e bolsa universitária, programas habitacionais e sociais, dentre outras ações. Porém, salientou que a cidade precisa de recursos federais também. “Nós não achamos que somos autossuficientes”, salientou.

A secretária de Acompanhamento da Gestão, Rallison Valentim, frisou a necessidade de acompanhamento da doença. “A anemia falciforme atinge mais pessoas do que imaginamos aqui no município”. Ela revelou ser acometida com o problema e lembrou que a morte prematura de sua irmã e ex-prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, foi por conta de complicações da doença. “Fico feliz em saber que vocês estão se preocupando com essa doença que atinge muitas famílias negras e algumas nem sabem que sofrem dela”, finalizou.

A assessora especial na área da Saúde e ex-secretária, Telma Silva, que está a frente do projeto do Centro, afirmou que não há um registro exato de pacientes acometidos com a doença no município. Porém, se estima que em São Francisco do Conde o número seja alto, pois essa é uma doença que acomete, principalmente, pessoas de pele negra. “Eu estou muito feliz com este projeto. Eu nunca tive a oportunidade de participar de ações de planejamento de um deputado antes e isso me deixou imensamente feliz”, disse Telma durante a reunião. O secretário da Saúde do município, Alberto Jorge Mattos, também agradeceu ao deputado e falou que a doença é muitas vezes tratada de forma errada ou que não é dada a devida importância por desconhecimento dos profissionais.

O vereador e médico Mário Nogueira salientou algumas especificidades da doença e pediu apoio do deputado para a instalação de leitos de UTI no município. Ele também lembrou que hoje, o Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima é custeado com 100% de recursos do município. Outro tema tratado na reunião e levantado pela Secretária de Planejamento, Silmar Carmo, foi a questão da Unilab (Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) que vai implantar em 2016 o curso de Medicina em São Francisco do Conde. Segundo Solla, esse projeto é o mais importante do município e vai mudar toda a dinâmica, economia e cultura da cidade. Ele ainda salientou que, ao contrário dos cursos antigos de Medicina, os novos permitem que o aluno tenha a vivência da rede de saúde e não apenas de hospital, sendo assim, eles poderão se qualificar e aprender nas unidades de saúde da família, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e toda a rede.

Na reunião, Solla garantiu ainda que irá marcar uma reunião como o ministro da Educação, Cid Gomes, para agilizar a instalação do curso de Medicina na Unilab. “Os projetos dos cursos de Medicina mais recentes adotam a rede de saúde local, o que facilita a instalação de novos cursos. Já está certo que, além do hospital municipal e da rede de atenção básica, o curso terá também o Hospital do Subúrbio e o novo Hospital Couto Maia”, disse o deputado.