Ações do CRAS estimulam convivência e fortalecimento de vínculos

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de São Bento – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE) – realizou nesta quarta-feira (21), uma ação com as famílias atendidas pelo órgão, onde, na oportunidade, foi ministrada uma palestra com o tema: “Responsabilidade Familiar”.

A psicóloga Ana Rute Fontoura, que ministrou a palestra, ressaltou a importância da ação para o fortalecimento dessas famílias. “Hoje, o que pudemos perceber no decorrer da atividade, através dos relatos desses familiares, foi quanto é importante manter a disciplina, ter responsabilidade e principalmente a boa convivência entre pais e filhos. Nesse sentido, é preciso que exista uma aproximação do pai com os filhos, não só delegar essa responsabilidade para a mãe. É preciso saber dizer não as crianças, pois, no futuro, ter dito isto irá fazer com que essa criança cresça fortalecida em seu caráter e na sua personalidade. Nós trabalhamos, sobretudo, com o fortalecimento do vínculo familiar que em muitos casos estão fragilizados”.

A senhora Adriana dos Santos, moradora do bairro de Campinas, que participou ativamente do diálogo, enfatizou a relevância de ações como essa para as famílias franciscanas. “Eu sempre coloco em prática na minha casa tudo o que eu ouço nas palestras que são promovidas, tanto pelo CRAS quanto pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). As orientações dos profissionais são muito boas e sempre que possível a minha filha me acompanha. Momentos como esses promovem a interação com outras famílias que também passam por situações difíceis, problemas inclusive muito maiores que os meus, mas só perecemos isso através de atividades como essa, que foi realizada hoje”, destacou Adriana dos Santos.

A coordenadora do CRAS, Joilma dos Santos Amorim, na oportunidade, salientou os serviços oferecidos pelo órgão e enfatizou  que ações como essa estão sendo estendidas para outros departamentos, para que se tornem parceiros do projeto, a exemplo do CREAS e do CRAM. “O intuito dessa atividade é que possamos trabalhar temas do cotidiano dessas famílias, fazendo com que exista esse fortalecimento. Hoje pudemos presenciar alguns relatos de conflitos familiares, muitos se emocionaram com os temas que foram abordados. É nesse sentido que trabalhamos, para que essas famílias possam, através dessas atividades, compreender esse contexto e, principalmente, para que eles apliquem essas orientações dentro de casa”.

A coordenadora também destacou o público-alvo dessa ação, “essa atividade não é somente para os moradores do bairro de São Bento, mas, também, para outras localidades como Jabequara, Dom João, Santa Elisa, Baixa Fria, Campinas, Pitangueira, Nova São Francisco e toda sede do município. Os técnicos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) realizam o atendimento a essas famílias e, através disso, identificam quais as famílias que necessitam participar dessas ações de forma específica, de acordo com cada situação. A partir disso, fazemos o convite para que venham fazer parte dos grupos. O trabalho de identificação dessas famílias também é realizado pelo CREAS e pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM)”.

O próximo encontro acontecerá no dia 28 de março, próxima quarta-feira, às 09h. O CRAS da Sede fica localizado na Avenida Santa Rita, no bairro de São Bento.