Agentes de Saúde ganham um aliado tecnológico para facilitar o trabalho

celular

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de São Francisco do Conde vão fazer suas habituais visitas domiciliares às famílias acompanhadas pelo Programa de Saúde da Família (PSF) com a ajuda de um novo aparato técnico, que promete facilitar a vida desses profissionais. Trata-se de um aparelho móvel (celular) com um aplicativo que permitirá aos agentes atualizar as informações sobre cada família em sua área de cobertura, cadastrar novos usuários e enviar os dados coletados à central da unidade e à Secretaria Municipal da Saúde (SESAU).

O aparelho vai facilitar a transmissão das informações e agilizar o processo, que antes era feito com papel e caneta e, posteriormente, digitado. O aplicativo capaz de desenvolver esse serviço é o SIAB Fácil, ele permite a atualização de todas as ficha de acompanhamento de gestantes, hipertensos, diabéticos, crianças e doentes de tuberculose e hanseníase.

Todos os dados coletados são enviados, posteriormente, a Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) pelo Sistema de Informação da Atenção Básica – SIAB . Esses dados permitem que a secretaria conheça o perfil dos cidadãos e as principais doenças que acometem a população, com base nessas informações, os órgãos públicos podem planejar ações de saúde para a melhoria da vida das pessoas.

Com o auxílio dessa ferramenta é possível criar diversos relatórios e visualizar indicadores de saúde. A capacitação dos profissionais para usar essa tecnologia vai ser realizado in loco, em cada unidade, a partir da segunda-feira (13).

Skip to content