Agentes de saúde participam de segunda etapa do treinamento sobre o Manejo e Controle de Escorpiões

A Diretoria de Vigilância em Saúde, através de seus departamentos de Vigilância Sanitária e Ambiental – VISA e Vigilância Epidemiológica – VIEP, em parceira com o Departamento de Atenção Básica – DAB, realizaram no último dia 25 de outubro, a segunda etapa do treinamento sobre o Manejo e Controle de Escorpiões, direcionado para os agentes do controle de endemias e agentes comunitários de saúde.

A segunda etapa ocorreu com a prática em campo e teve como objetivo orientar os profissionais sobre o controle e os procedimentos corretos no manejo de escorpiões nas residências, e integrar as ações de Vigilância em Saúde e Atenção Básica para prevenção de acidentes com escorpiões.

Os agentes de saúde foram orientados pelo médico veterinário Carlos Eduardo Cordeiro e pelo biólogo Antônio Carlos de Campos sobre os locais mais propícios para o surgimento de escorpiões e como proceder para a coleta com segurança, da espécie encontrada.

A visita nas residências é a medida inicial de prevenção, pois as orientações são diretas à população. A idéia é intensificar o controle de escorpiões envolvendo a comunidade.

Skip to content