Agosto Dourado abre espaço para ações do Setembro Amarelo 2019: Confira as ações de saúde feitas e programadas

Em São Francisco do Conde, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, através das ações das Unidades de Saúde da Família e do Programa Saúde na Escola – PSE, promoveu ações alusivas ao Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, incluindo a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Ao longo do mês, as equipes de saúde protagonizaram ações com foco na comunidade. Confira algumas delas:

No Socorro, aconteceu uma atividade de Sala de Espera sobre sarampo, dia 27, orientando sobre o novo esquema de vacinação e os cuidados para detecção e prevenção. Também no bairro, aconteceu uma ação envolvendo a dentista e assistente social, que promoveram atividade do Programa Saúde na Escola – PSE com as crianças.

O PSE foi realizado na Escola Abdon Antonio Caldeira, no dia 27 de agosto, com o tema: “Identificação de alunos com possíveis sinais de agravos de doença em eliminação”. Após abordagem com a coordenação, a temática escolhida foi piolho. Durante a atividade, foi transmitida a animação “Gui e Estopa – Piolho”, os alunos também aprenderam mitos relacionados ao piolho.

E no dia 29 de agosto, também a Unidade de Saúde da Família do Socorro recebeu uma palestra com a nutricionista da Vigilância Sanitária e Ambiental, Tatiane, com tema: “Combate ao colesterol, sedentarismo, e como ter uma boa alimentação”. Logo após as orientações, foi ofertado lanche saudável.

Em Paramirim, a USF promoveu as ações do PSE na Escola Rural de Paramirim desenvolvendo o tema: “Alimentação Saudável e IMC”. Também foi realizada avaliação de acuidade visual com mais de 70 crianças no total. A ação terminou com um lanche saudável.

O coordenador de Educação Permanente em Saúde, Daniel Campelo, parabenizou o empenho das equipes de saúde em parceria com a Secretaria da Educação. Em 2019, o Programa Saúde na Escola já abrangeu mais de dois mil alunos da rede. “Parabéns a todas as equipes que estão seguindo o cronograma definido em reunião. Todos os componentes [temas] previstos no PSE estão sendo executados nas escolas. Estamos monitorando essas ações através dos sistemas de informação disponíveis e, em breve, daremos retorno às escolas [INEP] que ainda não receberam as atividades do PSE”, salientou.

No bairro de Jabequara, a equipe de saúde trabalhou as temáticas do Agosto Dourado, envolvendo temas como: alimentação saudável, aleitamento materno, gestação, hipertensão e diabetes. As ações ainda incluíram a temática da saúde bucal com vídeos e palestras educativas.

Em setembro, as atividades estão focadas no tema suicídio, entre outras questões relevantes. Confira e participe das atividades!

SETEMBRO AMARELO

SETORNOME DA AÇÃODATA
NÚCLEO INTEGRADO DE CUIDADOS À CRIANÇA E À PESSOA COM DOENÇA FALCIFORME
AV. JUVENAL EUGÊNIO DE QUEIROZ – BAIXA FRIA