Agosto Dourado: São Francisco do Conde inicia Campanha de Incentivo ao Aleitamento Materno

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria da Saúde – SESAU, por meio de uma ação do Núcleo Integrado de Cuidados à Criança e à Pessoa com Doença Falciforme Rilza Valentim deu início ao Agosto Dourado, uma campanha em prol da amamentação.

Já no dia 01 de agosto de 2019, o Núcleo Integrado promoveu uma atividade de sala de espera envolvendo a temática do aleitamento e tratando de temas como: cuidados e higiene na amamentação e Mitos e Verdades sobre o Aleitamento Materno.

Mais de 30 pais e mães ouviram as instruções e tiraram dúvidas.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno, acontece entre 1º  e 7 de agosto e é promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em mais de 170 países.

A recomendação do Ministério da Saúde (MS) é que, nos primeiros seis meses de vida, o bebê se alimente apenas com o leite materno. Os benefícios são inúmeros: vão desde a substituição da água, até a produção de anticorpos no recém-nascido.

Sarampo

Aproveitando a oportunidade de estar em contato com os pais dos pequenos cidadãos atendidos pelo Núcleo, a secretária da Saúde, Eleuzina Falcão, conversou pessoalmente com os familiares a respeito de casos confirmados de sarampo no estado da Bahia e deu orientações sobre os cuidados e a prevenção da doença.

Para crianças maiores de um ano, a gestora pediu aos pais que avaliem a caderneta de vacinação e, caso a criança não esteja imunizada, levem a uma Unidade de Saúde da Família. Aos pais com crianças menores de um ano, que ainda não podem tomar a vacina, a secretária orientou cuidados de higiene, principalmente evitar a exposição das crianças a locais públicos com aglomerações, como shopping, ônibus, festas.

Ambulatório de Pediatria em São Francisco do Conde

O Núcleo Integrado de Cuidados à Criança e à Pessoa com Doença Falciforme Rilza Valentim faz parte da rede municipal de saúde e atende como um ambulatório de pediatria, além de oferecer cuidados ambulatoriais aos pacientes portadores de Doença Falciforme.

No serviço, a comunidade franciscana tem acesso a consultas de: pediatria, hematologia, psiquiatria infantil, psicologia, nutrição, assistência social e enfermagem, além de contar com uma unidade da Farmácia Básica e uma brinquedoteca.

Agenda da Saúde

A Secretaria da Saúde possui um cronograma, chamado Agenda da Saúde, com orientações e sugestões de diversos temas que devem ser tratados com a comunidade ao longo do ano, com o objetivo de promover a saúde e a prevenção através da educação. O tema e a cor que serão trabalhados este mês são o aleitamento materno em ações do Agosto Dourado.