Alô, Saúde: Inquérito domiciliar se mostra estratégia relevante no combate ao coronavírus

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria da Saúde – SESAU, está realizando o monitoramento da população, por meio de Inquérito domiciliar por telefone. A estratégia é chamada de: ‘Alô, Saúde’.

O objetivo é saber como está a saúde da população em tempo de coronavírus, além de identificar casos suspeitos que não deram entrada em nenhum serviço de saúde.

A ação também visa alertar sobre a importância do uso da máscara para ir às ruas, entre outras ações educativas.

Entre os dias 01 a 20 de maio de 2020, a Secretaria da Saúde realizou 1.993 chamadas.

Com essa ação foi possível saber a situação de saúde de 2.776 pessoas, através das ligações.

Graças ao Alô, Saúde, foram identificadas 15 pessoas com sinais e sintomas de gripe e todas foram orientadas quanto ao isolamento domiciliar e os cuidados de saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde pede à comunidade que atenda, responda as perguntas e contribua com os dados. Mais de 20 mil pessoas serão ouvidas!

É importante frisar que, durante a ligação, não será solicitado nenhum dado pessoal ou número de documento.

Algumas das perguntas que poderão ser feitas durante a ligação são:

Quantas pessoas moram no domicílio?

Tem idoso em casa e qual a idade?

Tem criança menor de 01 ano em casa?

Alguém do domicílio apresentou sintomas de gripe nos últimos 07 dias? Se sim, quais? Tosse, febre, cansaço, congestão nasal, garganta inflamada, coriza, dor de cabeça forte, diarréia?

Alguém chegou de viagem ao domicílio?

Quais medidas estão sendo adotadas contra a COVID-19 na sua casa?