Alunos da Creche Leonor Teixeira receberam ações do Programa Saúde na Escola

No dia 11 de setembro, os escolares da Creche Leonor Teixeira tiveram o primeiro contato com o Programa Saúde na Escola – PSE, cujo objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Também participaram desta atividade os familiares, a Unidade de Saúde da Família de Campinas e funcionários da educação, além do secretário da pasta, Marivaldo do Amaral, que fez questão de acolher os pais e responsáveis pelas crianças da creche.

Durante o encontro foi feita a verificação e atualização da situação vacinal dos meninos e meninas.

As vacinas servem para estimular o sistema imunológico. Ao serem aplicadas, elas fazem com que o sistema imunológico reconheça agentes que causam doenças produzindo anticorpos que evitam as moléstias causadas por esses microrganismos.

A vacinação tem eficácia comprovada, prevenindo doenças e em alguns casos erradicando-as, como é o caso da poliomielite, que não existe no Brasil desde o início dos anos 90 devido às políticas de prevenção do Sistema Único de Saúde.