Arraiá do Chico 2019: Saúde divulga dados das ações realizadas nos festejos de São João

Os festejos de São João em São Francisco do Conde foram ainda mais animados graças ao  Arraiá do Chico 2019. Como a tradição manda, além de comidas típicas, forró e licor, a festa também reuniu alegria, blocos de rua e momentos memoráveis. Neste contexto, quem nunca pode ficar de fora é a saúde e seus serviços.

Visando ofertar a comunidade franciscana serviços da melhor qualidade e garantir bom atendimento também aos visitantes, durante os festejos juninos, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU colocou em prática um plano de ação nos dias 22, 23 e 24 de junho, dias da realização do Arraiá do Chico 2019.

No entorno da festa acontecem ações como: a distribuição de preservativos e vigilância de barracas. Ao todo foram 132 inspeções em estabelecimentos como: barracas, bares, lanchonetes, baianas de acarajé, vendedores ambulantes, pizzarias, quiosques e até nas residências que estavam comercializando alimentos durante a festa. As pessoas foram orientadas sobre as boas práticas na preparação e venda dos alimentos.

A Vigilância Sanitária também realizou a distribuição de toucas e Hipoclorito (O hipoclorito de sódio serve para limpar superfícies, lavagens de verduras e também para purificar a água para consumo humano, bem como reduzir as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias causadores de diarreia, hepatite A, cólera ou rotavírus).

Além do circuito do Arraiá do Chico, na orla marítima, foram feitas inspeções nos bairros de Campinas e Paramirim.

 A Secretaria da Saúde – SESAU montou um Pronto Atendimento em Saúde próximo ao circuito da festa, na Clínica de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM, no bairro da Santa Rita, com horário de funcionamento das 19h às 04h da manhã, visando a resolutividade de casos que antes teriam que ser encaminhados ao hospital. Somando os dias 22, 23 e 24 de junho, foram registradas 11 entradas no PA.

A UTI móvel também esteve de prontidão ao longo dos dias, bem como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), dando total assistência dentro e fora da festa, através do telefone 192.

Os festejos juninos em Campinas também contam com o suporte da equipe de Saúde.

Durante os festejos de São Pedro, dias 28 e 29 de junho, toda a estrutura será mantida garantindo que a feste seja mais uma vez de paz  e assistência adequada.

Skip to content