Auditório lotado, boas-vindas e humanização marcaram o Seminário de Acolhimento da Saúde

Acolhimento e humanização foram os propósitos do evento que marcou a recepção dos mais de 200 profissionais aprovados e convocados no Processo Seletivo da Saúde, Edital Nº 002/2017, na manhã da segunda-feira, dia 17 de julho. A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde, recepcionou e deu as boas-vindas aos profissionais na Câmara Municipal de Vereadores durante o Seminário de Acolhimento da Saúde, com o tema: O Profissional Como Protagonista na Construção de Redes de Cuidado.

O evento começou com música e a abertura ficou por conta dos técnicos da Saúde: Reinaldo Xavier (Vigilância em Saúde), José Raimundo Nogueira (Atenção Básica), Raimara Xavier (Média e Alta Complexidade); do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marivaldo Bispo; do presidente da Câmara de Vereadores, Venilson Chaves (Cravinho); da secretária da Saúde, Eleuzina Falcão; e, do prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida.

Temos a responsabilidade de executar as ações que são previstas por lei e dependem de cada um de nós. A meu ver e de muitas outras pessoas, o SUS é o melhor sistema de saúde do mundo e esse sistema depende de nós, enquanto profissionais. Em se tratando de saúde, precisamos fazer mais do que a nossa obrigação, é isso que faz o diferencial”, destacou o diretor da Vigilância em Saúde, Reinaldo Xavier. Quem também deu as boas-vindas aos profissionais foi o diretor da Atenção Básica no município, José Raimundo Nogueira. “Vocês [profissionais] podem e fazem a diferença! À gestão cabe prover os meios de trabalho, mas o compromisso depende de cada um dos senhores e senhoras aqui! Tudo que fazemos é para melhorar os indicadores de saúde e essa é uma meta coletiva”, salientou.

Eu quero pedir a cada profissional aqui presente o comprometimento em todos os aspectos. Acolham da melhor forma possível e quero dizer que eu me sinto honrada em ver que a maioria dos profissionais aqui são da minha cidade. Eu aposto no trabalho de vocês”, enfatizou Raimara Xavier, diretora de Média e Alta Complexidade. “Precisamos exercitar o acolhimento todos os dias, não só na Saúde, mas em todos os espaços. O acolhimento perpassa olhar o outro como a si mesmo. Esse é o momento que precisa ser fortalecido”, explicou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marivaldo Bispo.

O presidente da Câmara de Vereadores, Venilson Souza Chaves (Cravinho), parabenizou a equipe da Saúde pela transparência do Processo Seletivo e a secretária da pasta, Eleuzina Falcão. “Não é demais sonhar em ser uma referência em saúde neste território, porque pode ter certeza de que temos profissionais competentes e comprometidos. Hoje temos aqui a melhor equipe de saúde da região”, elogiou o vereador.

Por fim, o prefeito Evandro Almeida deu as boas-vindas a equipe e desejou um bom trabalho: “esse é um dia muito proveitoso para todos nós! Eu peço todos os dias a Deus que cuide do meu povo e da minha cidade e peço que cuide também dos profissionais do município, principalmente os da Saúde para que juntos possamos conseguir um serviço de eficiência para os munícipes”, declarou.

Ainda no período da manhã, aconteceu a apresentação da Rede Assistencial e Diagnóstico Situacional da Saúde do município de São Francisco do Conde, proferida pela secretária da Saúde, e uma palestra sobre Acolhimento e Humanização no SUS, com Bruno Guimarães, da SESAB.