Aula inaugural do Pré-IFBA mobiliza centenas de estudantes em torno do sonho de uma vida melhor

Muitos sonhos e expectativas de um futuro promissor atraíram centenas de estudantes à aula inaugural do Pré-IFBA, realizada nesta terça-feira (23), em São Francisco do Conde. Repetindo o sucesso do ano passado, que resultou em uma significativa aprovação no Processo Seletivo do Instituto Federal da Bahia, o curso oferecido pelaPrefeitura, através da Secretaria da Educação – SEDUC, contará com aulas intensivas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História, sempre no turno oposto ao das aulas.

Tendo por Mestre de Cerimônia o gerente de Arte Educação da SEDUC, Joane Macieira, as atividades foram iniciadas com a participação do poeta Denisson Palumbo, que entoou um cordel em homenagem ao Nordeste. “Nós temos que nos apoiar! A criatividade está presente em todas as áreas, não apenas nas Artes. Precisamos fugir dos condicionamentos”, declarou o artista, ao final. Denisson também conduziu o sorteio de um livro de poemas, produzido dentro do IFBA de Santo Amaro, por meio do projeto OXE.

Com oferta de transporte dos bairros até a Praça da Santa Cruz, onde o projeto será desenvolvido, o Pré-IFBA teve o número expressivo de 27 aprovados no ano passado, dentre eles o estudante João Victor de Jesus. “Com a participação no Pré-IFBA, com certeza, será muito mais tranquilo para vocês serem aprovados. No IFBA, a gente tem uma formação técnica e humana e saímos de lá com uma nova visão de mundo, preparados para o mercado de trabalho e também para o mundo!”.

Edyllan Leal Macário, morador da Pitangueira, também é ex-aluno do Pré-IFBA e obteve aprovação em Eletromecânica. “Antes eu não pensava em fazer o IFBA, mas com esse projeto da Prefeitura me veio a vontade”. Ele também disse que o incentivo de seus tios – que haviam sido estudantes do antigo CEFET – também foi fundamental.


As ex-alunas do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber – CEAS, Edjan Mary Chagas, Láiza Copque e Ana Carolina Ferreira, eram colegas de sala e passaram juntas para o IFBA de Simões Filho. “Lá, você não está sozinho! O instituto tem tudo o que um jovem precisa para se dedicar completamente aos estudos. Dediquem-se e vocês não vão se arrepender”, disse Edjan Mary. Ana Carolina complementou ao dizer que se sentiu muito bem acolhida em sua chegada, “pude conhecer todos os laboratórios da minha área. O campus é enorme!”.Já Láiza confessou que no dia da prova, ela quase desistiuÉ muito gratificante ter insistido e agora fazer parte da família IFBA.

Além do secretário da Educação Marivaldo do Amaral, participaram da aula inaugural o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Antônio Santos Lopes (Pantera) e o prefeito Evandro Almeida. “Quero bater um papo reto com vocês, jovens!”, desconstruiu Pantera. “Tenho certeza de que os vossos pais se esforçam para que vocês tenham alimento e vestimenta. Eles dão condições para vocês estudarem e hoje estarem aqui, mas é preciso que vocês deem a contrapartida, que é se apropriarem dos conhecimentos que os professores irão passar para vocês, assim como o professor Fernando Ismerin me deu, quando fui seu aluno. Só que vocês precisam se dedicar aos estudos, não só no Pré-IFBA, mas em casa também. Não existe vencer sem ‘ralar’!”.

O prefeito Evandro Almeida começou sua fala parabenizando o secretário Marivaldo do Amaral e sua equipe pelo excelente trabalho desenvolvido na Educação do município e fez uma saudação especial aos alunos das escolas do Ensino Fundamental Anos Finais. O gestor contou que é de origem humilde e que por isso a única coisa que seu pai poderia lhe oferecer era o estudo. “E assim eu fiz, encarei, estudei em escolas públicas, fiz vestibular, passei em Engenharia Civil na Universidade Federal da Bahia – UFBA, depois vim trabalhar em São Francisco do Conde como empreiteiro, até ser convidado pelo ex-prefeito Osmar Ramos para ser secretário de Obras e hoje eu sou prefeito de São Francisco do Conde. E isso se consegue com o quê? Com coragem, determinação e atitude!”. O prefeito reiterou a necessidade dos alunos possuírem essas três qualidades“para poderem vencer, brilhar e ter sucesso na sua vida”. Ele também lembrou que o povo franciscano é forte, o que ficou evidente no desfile cívico em homenagem à participação franciscana nas lutas pela Independência do Brasil na Bahia.

De acordo com o secretário da Educação Marivaldo do Amaral, “quando a gestão municipal toma uma iniciativa desta é porque quer dar para vocês instrumentos para que possam alçar voos na vida. Que a partir de hoje, nós estejamos iniciando aqui um grande voo para o sucesso na vida de vocês. Nós ficamos felizes quando a gente percebe este auditório cheio de adolescentes vislumbrando a construção de um mundo diferente, de uma cidade diferente e de um futuro melhor! Nós ficaremos mais felizes ainda ao final do ano, pois temos certeza de que vocês que aqui estão serão aprovados e serão novamente exemplo para toda a cidade. Que vocês aproveitem bastante e que, ao final do ano, a gente tenha aprovação em massa!.

O professor e gestor Marivaldo também disse que quando uma gestão age com responsabilidade busca formar gerações para terem autonomia, “para que, através do conhecimento, vocês possam construir uma vida profissional, uma vida de felicidade. Só depende do esforço de vocês”, frisou o secretário, salientando que os franciscanos que agora são alunos do IFBA vieram das mesmas escolas dos estudantes presentes na aula inaugural que, portanto, possuem as mesmas chances. “Eles se dedicaram, se esforçaram e aproveitaram ao máximo o que foi dado de conteúdo aqui no Pré-IFBA e conseguiram”. Além disso, o secretário afirmou que “quem sai do IFBA naturalmente tem uma tendência de construir um caminho diferente porque é um instituto que tem credibilidade, qualidade e que apresenta para vocês um mundo de possibilidades para vocês aproveitarem!”.

Lara Vitória e Jéssica Alves estudam no Instituto Municipal Luiz Viana Neto e ambas querem entrar no curso de Técnico em Informática. “Já tinha planos de entrar no IFBA porque sempre achei uma escola bem interessante, com um ensino elevado”, confessou Lara. Jéssica também já alimentava esse sonho “porque o ensino é bom e se tem várias oportunidades. Essa é uma chance única, pois iremos fazer as provas sabendo bem mais dos assuntos”, disse. Ela também falou que seus pais são grandes incentivadores. “Eles acharam a ideia de estudar no IFBA maravilhosa. Estou disposta a estudar de verdade!”.

Estudante da Escola Estadual Martinho Sales e morador da Santa Rita, Irlan Norberto dos Santos Correia irá tentar, pelo segundo ano consecutivo, a aprovação no IFBA. “Tentei Eletromecânica primeiro e agora escolhi Refrigeração e Climatização. Dessa vez, vou me dedicar mais!”, declarou.