Autoridades municipais prestigiam o Ensaio Aberto Voartear

De hoje (04) até sexta-feira (07), acontece em todas as creches e escolas municipais de São Francisco do Conde, o Ensaio Aberto Voartear. Nesta ação, que integra o projeto VoArte – Nas Asas da Arte Educação, é socializada para o público interno das unidades escolares uma prévia das aprendizagens desenvolvidas até o momento, através das quatro linguagens integradas: Música, Dança, Teatro e Artes Visuais/ Plásticas, articuladas com o contexto histórico e cultural e o tema de cada unidade escolar.

“O ENSAIO ABERTO VOARTEAR é o momento em que todos os estudantes experimentam o palco, têm contato com público interno, se apreciam e se autoavaliam. Pós-ensaio, acontecem diálogos e avaliação sobre o percurso desenvolvido até o momento, com a participação ativa dos estudantes, garantindo um processo efetivamente colaborativo. A mesma montagem, avaliada, é aperfeiçoada para ser socializada publicamente na Mostra Didática Voartear”, explica o projeto.

No primeiro dia da ação, o prefeito Evandro Almeida compareceu à comunidade de São Bento das Lages, junto com o vice-prefeito Carlos Alberto Bispo (Nem do Caípe), o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Antônio Lopes (Pantera), e comitiva, acompanhando o secretário da Educação Marivaldo do Amaral. A Escola Três Marias (Maria das Dores Alves, Vera Maria F. de Santana, Maria Amélia Santos Rocha) foi a escolhida pelas autoridades municipais para prestigiarem o trabalho executado pela comunidade escolar, sob o tema Saberes e fazeres de São Bento sobre a cultura identitária africana e indígena.

Dentre as apresentações que encantaram o público, a turma do 4° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais “fez uma encenação musical com o tema Brasil Colônia na perspectiva dos indígenas”, explicou o professor de música, Raul Pitanga.

Para a gestora interina da unidade escolar, Ilzete Bonfim, a experiência do Ensaio Aberto está sendo “mágica e magnífica porque é um ensaio que se tornou algo grandioso pelo empenho dos professores, alunos e de toda comunidade escolar. Esse é um momento ímpar que fizemos pensando em algo que fosse fortalecer as ações dentro da escola”.

Chamou a atenção das autoridades, o preciosismo da sala de exposições, com a produção dos alunos de todas as turmas, com destaque para a homenagem feita às merendeiras da escola, através da culinária indígena e africana. “A produção de toda a escola está aqui nessa sala de exposições, tivemos como princípio a cultura indígena, africana e as suas heranças culturais, articuladas com a identidade do bairro da escola. Identificamos aqui em São Bento as heranças marcantes na comunidade e na vida dos alunos”, explicou o pedagogo e professor do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Mateus Ramos.

Ainda em São Bento das Lages, os alunos da Escola Bartolomeu dos Santos apresentou o tema Brincando, descubro o mundo.Confira os temas de todas as apresentações deste primeiro dia do Ensaio Aberto Voartear:

• Escola Antonina Olímpia Pessoa da Silva (Roseira): O que há de África em nós: saberes e fazeres da comunidade da Roseira;
  • Complexo Rilza Valentim (Estrada de Campinas): Os sentimentos;
  • Joaquim Alves Cruz Rios (Pitangueira): Meu lugar é aqui, meu lugar é o mundo!;
  • Arlete Magalhães (Sede): Liga dos pequenos/ grandes pensadores;
  • Monteiro Lobato (Sede): Viajando na literatura faço novas descobertas, abro a porta da imaginação e aprendo sobre mim e sobre o mundo;
  • Instituto Municipal Luiz Viana Neto (Sede): Diálogos e vivências em sala de aula: ética e cidadania;
  • Ana Tourinho Junqueira Ayres (Fazenda São Roque): Minha comunidade: encantos, desejos e conquistas;
  • Centro Educacional Claudionor Batista – CECBA (Monte Recôncavo): Quilombarte: Sustentabilidade e Inventabilidade por toda parte.

Na terça-feira (05), os bairros contemplados com o Ensaio Aberto Voartear serão Caípe de Baixo, Caípe de Cima, Santo Estevão, Ilha do Paty, Jabequara das Flores e Jabequara da Areia.