BAMUSFC é a grande campeã do Campeonato Baiano de Bandas e Fanfarras

No último domingo (03), a BAMUSFC – Banda Municipal de São Francisco do Conde foi a grande campeã do Campeonato Baiano de Bandas e Fanfarras, cuja final aconteceu na Praça Ruy Barbosa, no município de Ipiaú. O evento foi organizado pela Associação Cultural de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas da Bahia (ACBFFB) e contou com corporações de diversos municípios do estado.

Ao todo, foram cerca 2.500 pessoas envolvidas na disputa, que concorreram a troféus em sete categorias distintas. A BAMUSFC foi premiada na categoria mais importante, Nível Marcial, levando o título de campeã geral 2017. “Primeiro quero agradecer a Deus, agradecer ao secretário Marivaldo e ao prefeito Evandro por ter nos dado a oportunidade de fazer o que mais gostamos: música. Ser campeão é algo que há muito tempo a gente corria atrás. É uma emoção muito grande o inédito título de campeão baiano”, declarou o presidente da entidade, Idário de Oliveira.

Para o secretário Marivaldo do Amaral, o título recebido pelo grupo fransciscano é a prova do reconhecimento de um trabalho executado com muita responsabilidade e dedicação. “O envolvimento de nossos estudantes com as expressões artísticas, os afastam de situações de violência e do mundo das drogas. Essa é a vontade do nosso prefeito, Evandro Almeida, quando dá todo incentivo necessário para que nossas fanfarras possam alcançar elevados vôos. Que esse prêmio da BAMUFSC venha a servir de estímulo para que mais jovens possam trilhar o caminho do estudo, da arte e do sucesso!”.

Fanfarra (do francês fanfare) era como antigamente se chamava, nas caçadas, o toque de trompas e clarins. Depois, o nome se estendeu para as bandas marciais que acompanhavam os cortejos cívicos ou regimentos de cavalaria. “Temos, na nossa fanfarra, os nossos alunos que são dedicados todos os dias a estarem fazendo o melhor para a nossa cidade. Agradecemos ao grupo de mães que sempre está presente nas nossas viagens, nos ajudando, fazendo almoço para nossos alunos, dando assistência também aos nossos componentes”, informou Idário.

Ainda segundo ele, “às vezes, as pessoas pensam que aquilo ali é somente uma brincadeira, mas não é. Estamos fazendo um trabalho profissional, que as pessoas precisam levar a sério. Temos muito a agradecer, por termos uma equipe que está o tempo todo nos dando apoio, dentre eles, Luciana, Joilson, Dilson, Renan, Rômulo e o maestro Adélson, da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que está conosco sem nenhum ônus para a Prefeitura”.

A BAMUSFC é ligada ao Instituto Municipal Luiz Viana Neto, cuja gestão atual está sob a responsabilidade do diretor Alcimar dos Santos, que, de acordo com o presidente da Banda Municipal de São Francisco do Conde, tem dado um suporte indispensável. “Hoje temos também uma direção dentro do colégio que está nos dando suporte, o gestor Alcimar junto com sua diretoria, imbuído de estar fazendo um trabalho diferenciado dentro da fanfarra, nos dando total apoio dentro do colégio. Isso é fundamental para o trabalho, a Seduc, o pessoal do Gabinete juntamente com o nosso prefeito Evandro, além da Câmara de Vereadores que também tem nos ajudado”.