Caípe de Baixo: Feira Itinerante faz mais de 500 tipos de atendimentos


1-17

A Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) está desenvolvendo um projeto piloto denominado “Feira Itinerante”. Mais de 500 tipos de atendimentos foram prestados à comunidade já na 1ª edição do projeto, que aconteceu no bairro do Caípe de Baixo, na última quinta-feira (1° de agosto), na Unidade do Programa de Saúde da Família (PSF).

Estava sentindo uma forte dor de cabeça e ao chegar aqui aferiram minha pressão e foi constatado que estava alta – 15/10. Fui medicada e estou me sentindo melhor, mas só vão me liberar quando estiver normalizada”, relatou a jovem Laiane Souza de Jesus (21 anos). A mãe de Laiane, Vanda Maria Souza de Jesus (47 anos), declarou: “as doenças ficam silenciosas em nosso corpo e muita gente não vai ao médico, então essa é uma iniciativa maravilhosa”. Vanda Maria aproveitou a oportunidade e fez testes de glicemia e hepatite.

Entre os serviços ofertados estiveram consultas médicas (clínico, cardiologista e pediatra); consulta odontológica e escovação supervisionada; aferição da pressão arterial e glicemia; testes para detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e hepatite; palestras, entre outros. A ação visa aproximar a saúde da população e, por isso, foram atendidas pessoas de todas as faixas etárias.

Para a técnica de enfermagem Joice Santos Sena, que participou da “Feira Itinerante” dando orientações para prevenção de DSTs, “muitas pessoas se sentiram confortáveis para fazer testes rápidos de sífilis e HIV, principalmente, porque eram sigilosos”. Já a dentista Aline Silva de Souza, que realizou palestras educativas de saúde bucal, disse que “esse foi um momento para prestar esclarecimentos acerca de escovação e tratamento dentário, inclusive, para quebrar paradigmas”.

A ação deve acontecer em outras localidades de São Francisco do Conde e a SESAU espera que, através da mesma, haja mais estímulo para os munícipes buscarem atendimentos nas Unidades do Programa de Saúde da Família (PSF).

 

Skip to content