Câmara de Vereadores realizou Sessão Solene em Comemoração aos 79 anos de Emancipação Política de São Francisco do Conde

A Câmara Municipal de Vereadores de São Francisco do Conde realizou na tarde da última terça-feira (28), uma Sessão Solene em comemoração aos 79 anos de Emancipação Política do Município.

Compuseram a mesa de abertura do evento o prefeito Evandro Almeida, o vice-prefeito Carlos Alberto Bispo Cruz, os Ex-prefeitos Osmar Ramos e Claudemiro Oliveira Dias, a professora, escritora e membro da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Conde, Ana Ferreira Santos, o presidente da Câmara de Vereadores e vereador Venilson Souza Chaves, os demais vereadores, Luís Carlos Dantas, Robson Gomes Portugal, Antônio Santos Lopes (Pantera), Clebeson da Silva (Moriel), Edcarlos de Almeida Vasconcelos (Pita de Gal), Edgar Alves Celestino, José Reis dos Santos, Luís Alberto Santana Cruz e Mário Nogueira dos Santos.

A professora, escritora e membro da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Conde, Ana Ferreira Santos, ministrou uma palestra sobre a história do município através do processo de Emancipação Política, desde o período dos intendentes, até os tempos atuais com a eleição do presidente da Casa Legislativa. A população que esteve presente no evento também teve a oportunidade de conhecer ou reviver através de fotografias antigas o desenvolvimento da cidade ao longo do tempo.

Em seu pronunciamento, o prefeito Evandro Almeida falou sobre o desenvolvimento do município, agradeceu o convite do presidente da Câmara, a presença da população franciscana no evento, e falou sobre a sua viagem à Brasília com o intuito de captar recursos e apoio para os projetos da cidade, como a implantação do Curso de Medicina na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, que irá proporcionar mais desenvolvimento para o município.Eu tenho esse compromisso de fazer o melhor para São Francisco do Conde”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Venilson Souza Chaves, agradeceu a palestrante, as autoridades e ao público presente na sessão, e salientou a importância de defender a história de São Francisco do Conde. “É preciso defender a história, a luta e a bravura daqueles que por aqui passaram. Não podemos nos perder no tempo”. E finalizou dizendo, “São Francisco do Conde é maior que todos nós!”.

O ex-prefeito Claudemiro Oliveira Dias também fez uso da palavra e na oportunidade ressaltou algumas obras desafiadoras durante sua gestão e agradeceu o carinho do povo franciscano. “Eu agradeço ao povo de São Francisco do Conde pelo carinho e pelo respeito. Isso de fato me emociona e me motiva para continuar ajudando para o progresso da cidade”.

O ex-prefeito Osmar Ramos agradeceu a oportunidade de discursar novamente para o povo de São Francisco do Conde. Ele também fez a leitura de um texto do escritor franciscano José Jorge do Espírito Santo. “É um prazer participar de uma sessão que comemora a Emancipação Política de São Francisco do Conde. Aqui eu nasci e hoje tenho a satisfação de dividir esse momento com vocês, meus patrícios”.