Caminhada celebra o encerramento das atividades do Outubro Rosa

Outubro_Rosa_2

Uma caminhada foi realizada nesta quarta-feira, 30 de outubro, em São Francisco do Conde, como forma de celebrar o encerramento das atividades do Outubro Rosa, mês dedicado ao combate do câncer de mama. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SESAU), com saída da Rua Rodolfo Tourinho em direção à sede do Centro de Referência à Saúde da Mulher (CRESAM), na Avenida Santa Rita – Centro.

A cidade ganhou um brilho a mais, pois o cor de rosa escolhido pela campanha tomou conta das ruas e avenidas da cidade. Moradores, funcionários municipais e autoridades participaram da atividade que ainda contou com mulheres guerreiras que lutam contra a doença. A cantora Izabel Nogueira embalou a caminhada com seu samba conhecido na região.

Após a caminhada, representantes da SESAU juntamente com as demais autoridades entregaram placas de homenagens às mulheres sanfranciscanas que passam ou passaram pelo câncer de mama.  Funcionários das Unidades de Saúde da Família (PSF’s) também foram homenageados, além de todos os secretários que contribuiram com a campanha.

“Fico orgulhosa pelo trabalho maravilhoso da saúde. E mais ainda por essas mulheres poderosas que lutam contra o câncer. Só quem vive sabe a batalha que é vencer esta doença. Mas todas vocês vão conseguir”, enfatizou a prefeita Rilza Valentim.

Para Raimunda Amaro, moradora do município que luta contra a doença, é preciso ter muita força. “Cada uma de nós sabe a luta que tem diariamente. Nós estamos vivas graças a Deus. O câncer é triste, mas a gente tem que ser mais forte do que ele”, diz.

Mais de 25 eventos educativos aconteceram em São Francisco do Conde em alusão ao Outubro Rosa, entre eles: palestras, bate papos, caravanas e caminhadas. Para abrilhantar o projeto, a SESAU divulgou um outdoor com foto das mulheres sanfranciscanas que venceram a doença, como uma forma de sensibilizar a população de que a doença tem cura e, principalmente, valorizar essas mulheres que encaram a enfermidade com otimismo.

Para a secretária municipal da Saúde, Telma da Conceição Silva, esse ano o Outubro Rosa pôde ser visto de uma forma diferente em São Francisco do Conde. “Sempre era feito um trabalho, porém em 2013 foi diferente. Essa comissão de mulheres com o câncer que foi montada fez com que a campanha fosse mais humanizada. Elas procuraram a secretaria e pediram pra falar sobre o assunto com a comunidade. Isso fortaleceu muito nossas atividades. Graças a elas e toda equipe da SESAU foi possível  levarmos mais esclarecimentos sobre a doença a nossa população”, finalizou.

Outubro_Rosa_Caminhada