Campanha de Vacinação Contra a Febre Amarela será iniciada nesta segunda-feira (19)

A Campanha de Vacinação Conta a Febre Amarela, em São Francisco do Conde, terá início nesta segunda- feira, dia 19 de fevereiro, com previsão de término para o dia 09 de março. Lembrando que o DIA NACIONAL DA CAMPANHA será no sábado, dia 24 de fevereiro. A meta é vacinar 16.000 pessoas, com faixa etária de 09 meses a 59 anos, exceto gestantes e lactantes (mães amamentando crianças menores de 06 meses).

As pessoas na faixa etária acima devem comparecer a um dos 14 postos de vacina munidos de cartão de vacinação, RG e Cartão SUS, para que seja avaliada a necessidade ou não de receber a dose da vacina.

A vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde da Família – PSF e no Ginásio de Desportos Edvaldo dos Santos (Baiacão), na Sede do município, onde funcionará um posto de vacinação com maior número de vacinadores, ou seja, maior infraestrutura para atender da melhor forma possível aos munícipes de todos os bairros, das 08h às 16h, de segunda à sexta-feira.

Indivíduos com história de reação alérgica grave ao ovo e a gelatina, só podem receber a vacina após avaliação médica e em ambiente com condições de atendimento de urgência/emergência.

Sobre a Febre Amarela:

A febre amarela (FA) é uma doença febril aguda causada por um arbovírus do gênero Flavivirus, transmitido ao homem e aos primatas não humanos (PNH), por meio da picada de mosquitos infectados, com relevante impacto em saúde pública na África e nas Américas.

No Brasil, são conhecidos dois ciclos de transmissão: o silvestre, em que o vírus circula entre mosquitos silvestres (Haemagogus spp. e Sabethes spp.) e primatas não humanos (PNH), e o urbano, no qual o vírus é transmitido pelo Aedes aegypti ao homem, que é o hospedeiro principal.

O vírus da febre amarela é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

O Brasil confirmou 353 casos de febre amarela em humanos e 98 óbitos no período de 01 julho de 2017 a 06 de fevereiro deste ano. No mesmo período do ano passado, foram confirmados 509 casos e 159 óbitos.

São Francisco do Conde está entre os 77 municípios do Brasil e os 08 da Bahia que irão realizar a Campanha de Vacinação Contra a Febre Amarela, o que se deve a atuação ativa da Vigilância Epidemiológica em monitorar a epizootia de primatas não humanos – PNH (mortes de macacos/micos), onde foi confirmado laboratorialmente a circulação do vírus da febre amarela (vírus amarílico) nos referidos animais no município. Não há registro de casos de febre amarela em humanos em São Francisco do Conde.

É importante salientar que se for observado mortandade de macacos, o cidadão deve informar o mais rápido possível a Vigilância Epidemiológica do município através do telefone: 3651-8133.

Skip to content