Campanhas ‘SFC é 12 por 8’, Doação de Sangue e Cadastro de medula óssea continuam no Baiacão

Na última quinta-feira, dia 26 de abril, os gestos de solidariedade da comunidade franciscana  continuaram no Ginásio de Desportos Edvaldo dos Santos – Baiacão. Desde cedo e mesmo com chuva, pessoas da comunidade fizeram questão de ajudar a salvar vidas. Na ocasião, foram mais 70 cadastros de doação de sangue e 31 de medula óssea.

Ajudar o outro é um gesto de amor e solidariedade. Essa é uma campanha muito bonita e as pessoas precisam abraçar essa causa, pois sangue é vida”, declarou a moradora do Centro, Ilma dos Reis. E sobre os atendimentos médicos ela salientou: “ações como essas são importantes pra gente e precisam ser valorizadas”.

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas e todo o material utilizado é descartável.  Para ser um doador, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. Menores de 18 anos podem doar, desde que estejam acompanhados por um responsável legal.

A Campanha São Francisco do Conde é 12 por 8 também continuou no Baiacão, com 33 atendimentos de clínico geral, naquela manhã, 32 de cardiologia e 25 do endócrino, no período da tarde.

Enfermeiros promoveram aferição de pressão arterial, glicemia e preventivos ginecológicos ao longo do dia. A ação do ‘12 por 8’ faz parte de uma iniciativa de controle e prevenção, que visa cuidar e orientar os hipertensos do município.

O evento também contou com atividades de Saúde Bucal para crianças com palestras e escovação supervisionada. Os alunos da Escola Municipal Frei Eliseu Eismann participaram da uma ação. “O principal objetivo foi garantir a saúde bucal de nossas crianças. Foi explicado o passo a passo de como deve ser a escovação e quantas vezes precisamos realizar esse procedimento. As crianças receberam uma escova, aplicação de flúor e a orientação do dentista de como realizar uma escovação adequada”, destacou a gestora Daniela Bispo.

Segundo a pró Edna Gama, “a atividade foi de grande relevância para nossos estudantes do primeiro ano, pois trouxe, de forma prática, os conhecimentos estudados em sala de aula na disciplina de Ciências, eixo Ser Humano e Saúde, onde tratamos da saúde, bem-estar e cuidados pessoais”.

Pra mim esse evento está sendo uma maravilha. Eu estava necessitando de um cardiologista, cheguei e logo fui atendida. Quero agradecer as pessoas responsáveis e dizer que estamos precisando de iniciativas como essa”, declarou Maria Rita Santos, moradora de São Francisco do Conde.