CAPS oferece serviços de saúde e apresentação de samba pelo Dia da Luta Antimanicomial

saude mental samba

Samba de roda e serviços de saúde lembraram o Dia da Luta Antimanicomial em São Francisco do Conde, na manhã desta quinta-feira, dia 29 de maio. O evento é uma realização do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Enock Valentim Filho, e reuniu usuários e familiares, além da comunidade, para participar da comemoração no Mercado Cultural.

No local, aconteceram aferição de pressão arterial, glicemia, vacinação, orientação com nutricionista, psicólogo, assistente social e farmacêutico; além de vídeo e palestras sobre a origem do CAPS. Contudo, o marco do evento foi a apresentação do samba de roda do Centro de Convivência do Idoso – CCI, que animou o dia e transformou o evento em uma festa.

A ação tem como tema: “A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal” (Raul Seixas).

Foram os pacientes que produziram os cartazes dos serviços que estamos disponibilizando aqui. Esse é um dia para comemorar, pois o tratamento de saúde mental era feito em manicômios, o que afastava essas pessoas de suas famílias e do convívio social. Hoje, através do CAPS, damos toda a assistência para que eles possam ter uma vida plena”, afirmou o coordenador do serviço, Renato Costa Rosa Júnior.

Skip to content