Complexo Escolar Rilza Valentim inova com Biblioteca Volante

Uma geladeira diferente tem chamado a atenção no Complexo Escolar Rilza Valetim. Em seu interior, ao invés do alimento convencional, um alimento para a imaginação. Trata-se da Biblioteca Volante, que se utiliza de um eletrodoméstico como estante de livros, a fim de incentivar a leitura.

A ideia foi inspirada em uma reportagem de TV, que tratava de um sistema de escambo, em que os leitores doavam e trocavam livros. Segundo Lindinalva Nogueira, diretora da escola, ao se lembrar da geladeira que tinha em casa, resolveu improvisar e colocou-lhe prateleiras, que foram preenchidas com diversos livros da Literatura Infantil. “Pretendemos, com isto, inovar o acervo através das doações de novos livros de diversos gêneros”.

No primeiro momento, os livros serão emprestados às crianças, que os levarão para casa, a fim de realizarem leituras com amigos, vizinhos e, é claro, a família. Depois, as histórias recém-lidas serão recontadas, em sala de aula, socializando a narrativa com os colegas de classe. “O conteúdo dos livros também será explorado pelos professores, utilizando como linguagens, as artes visuais, o teatro, a dança, a música, entre outros”, explicou Lindinalva.

É através de projetos como esse que iremos construir uma educação de excelência! Com incentivo à leitura, desde os primeiros anos na escola. Como diz o poeta, ‘um país se constrói com homens e livros’”, considerou o secretario da Educação Marivaldo do Amaral.