Comunidade do Socorro recebeu Posto de Saúde Maria Felipa Chaves Costa

psf do socorro inauguração junho 2015 3

Na última quarta-feira, dia 03 de junho, a Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, através da Secretaria de Infraestrutura- SEINF, entregou para a comunidade do Socorro o Posto de Saúde Maria Felipa Chaves Costa. Na ocasião, o prefeito Evandro Almeida, acompanhado de secretários municipais e vereadores falou sobre a construção de uma policlínica e que a prioridade do seu governo é a saúde e a educação.

“O foco da nossa gestão é saúde e educação. E estamos trabalhando para melhorar ainda mais a saúde no nosso município. Iremos iniciar as obras de uma policlínica no município em agosto, ainda traremos também uma UPA e um hospital regional para São Francisco do Conde. Além disso, foi aprovado um convênio com o Aristides Maltez e está em fase de licitação a reforma da quadra do Socorro, sendo este mais um benefício nesta comunidade. Além disso, dezenas de casas aqui nesse bairro estão sendo beneficiados com o Programa Tá Rebocado e Pintado”, declarou o prefeito Evandro Almeida. O Programa Tá Rebocado e Pintado é uma ação da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária- SEHARF, que faz reformas nas unidades habitacionais como: piso, telhado e outras melhorias.

Para representar a homenageada, Maria Felipa Chaves Costa, o seu neto Moacir Sá Barreto Chaves falou emocionado: “É com grande alegria, prazer e satisfação que eu como neto estou aqui recebendo essa homenagem. Agradeço pela oportunidade de minha avó ter sido homenageada com esse posto de saúde que vai atender a comunidade do Socorro”, disse.

psf do socorro inauguração junho 2015 2

A administradora do bairro do Socorro, Ivonilda Araújo dos Santos, ressaltou a importância da união dos moradores em busca de melhorias para o local. “Quando assumi essa responsabilidade eu pensei na união. Eu trabalho com muito respeito a minha comunidade. Trabalho com pessoas, vida, amor em cada casa que tenho oportunidade de chegar. Minha família hoje é o Socorro. Tudo isso eu aprendi com Rilza (in memoriam), foi ela quem nos deixou esse legado”, concluiu Araújo.

O secretário da Saúde, Alberto Jorge Matos elogiou sua equipe de trabalho e falou sobre o desejo de tornar a saúde do município uma referência no estado. “Qualidade de vida envolve saúde, educação e saneamento básico. E não podemos deixar de oferecer isso a nossa comunidade. Temos como meta transformar a saúde de São Francisco do Conde em exemplo para toda a Bahia. Temos uma equipe maravilhosa na secretaria da Saúde para atender ao nosso povo 24 horas”.

psf do socorro inauguração junho 2015 1

Cobertura de PSF no município – São Francisco do Conde já possui cobertura de PSF nos bairros de São Bento, Monte Recôncavo, Caípe de Cima, Muribeca, Nova São Francisco, Campinas, Jabequara, Engenho de Baixo, Paramirim, Baixa Fria, Caípe de Baixo, Santo Estevão e Colmonte/Curupeba, além das unidades satélites da Pitangueira, Ilha das Fontes, Madruga, Ilha do Paty e o Socorro, que recebeu uma nova unidade mais moderna. São Francisco do Conde ainda conta com o Programa dos Agentes Comunitários de Saúde – PACS, que fica na antiga sede do CRESAM, na Rua Raimundo Ribeiro, e atende a população do Centro.

Estão em fase de finalização as unidades de Campinas, Caípe e Paramirim que em breve serão entregues a população franciscana. De acordo com a SEINF, para as obras dos PSF’s de Socorro, Campinas e Caípe foram investidos aproximadamente de R$ 1,8 milhão com recursos próprios do município.