Conselheiros do Turismo de São Francisco do Conde tomaram posse para o biênio 2018-2020

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Turismo – SETUR, realizou na manhã desta quinta-feira (30), a Cerimônia de Posse dos Conselheiros Titulares e Suplentes do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, eleitos(as) e indicados(as) para o biênio 2018/2020, conforme Edital 001/2018/SETUR, para a devida nomeação pelo Executivo Municipal.

A solenidade aconteceu no Gabinete da Prefeitura de São Francisco do Conde e contou com a presença do prefeito Evandro Almeida, da secretária de Turismo, Ússula Flávia Pinto; secretário de Cultura, Osman Ramos; secretária de Desenvolvimento Econômico, Ana Christina Oliveira; secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Renato Costa Rosa; chefe de Gabinete, Ana Cristina Marques; secretário de Serviços, Conservação e Ordem Pública, Amarildo Guedes; secretária de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude, Luciana Araújo; presidente da Câmara de Vereadores Municipal, Venilson Souza Chaves (Cravinho); vereadores Edcarlos de Almeida Vasconcelos (Pita de Gal), Clebeson da Silva (Moriel); e, do coordenador da Defensoria Pública do município, Claudemiro Oliveira Dias.

O prefeito Evandro Almeida destacou que “hoje é um dia muito importante para todos nós e quem acompanha a gestão sabe dos esforços que estamos fazendo para trazer melhorias para cidade e ferramentas e parcerias que ajudem a gerar renda e emprego para o município. São Francisco do Conde é uma cidade linda, com potencial enorme para o desenvolvimento do turismo e essa é a nossa oportunidade de mostrar issoa partir deste momento, a missão de transformar o turismo num importante vetor de desenvolvimento socioeconômico é de todos nós”.

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) é um órgão colegiado de caráter consultivo, fiscalizador e de assessoramento com participação paritária do poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada, com finalidade de contribuir com a formulação do Plano Municipal de Turismo, opinar sobre projetos de leis que se relacionem com o turismo ou adotem medidas que neste possam ter implicações, fiscalizar a captação, o repasse e a destinação dos recursos de competência do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), opinar sobre a destinação e aplicação dos recursos financeiros da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) e formular diretrizes para financiamento de projetos turísticos apoiados pelo Fundo de Turismo, dentre outras competências. Entre os representantes do COMTUR estão membros do segmento da sociedade civil organizada, setor privado do trade turístico e do poder público municipal.

A secretária de Turismo, Ússula Flávia Pinto, agradeceu a confiança do prefeito Evandro Almeida, dos colegas secretários, equipe da SETUR e todos os representantes dos segmentos que participaram ativamente da eleição do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR. “Desde 2013 temos uma lei que dispõe sobre a criação do Sistema Municipal de Turismo, mas, só agora, estamos consolidando a composição do conselho, uma instância participativa que garante a inclusão dos diversos atores nessa tão sonhada cadeia produtiva. A formação desse conselho é uma missão enorme frente a tudo que iremos fazer daqui para frente e eu não posso deixar de registrar a coragem e audácia do nosso prefeito Evandro Almeida. Muito se fala na potencialidade política do município de São Francisco do Conde, e foi dada ao nosso prefeito a missão de estruturar tudo que nós temos, para que de fato possa ser vendido. Em nenhum momento conseguimos consolidar de forma tão audaciosa e tão corajosa a atividade como estamos fazendo agora, de uma forma sustentável, integrada com outras pastas, com eventos, com as ações sociais e com os projetos e programas da gestão. Então, o que estamos trazendo aqui sempre lembra a importância do turismo como motor de desenvolvimento, um gerador de renda e emprego para o município e não se pode falar nisso sem uma instância representada por outros seguimentos para estar dialogando conosco e com todas as esferas políticas”, declarou a secretária de Turismo, Ussúla Flávia Pinto.

Na oportunidade, a gestora da pasta de Turismo realizou uma homenagem ao prefeito Evandro Almeida e figuras do atual cenário turístico de São Francisco, como o Sr. Mário Ribeiro, proprietário da Fazenda Engenho D’Água, que se tornou patrimônio histórico do município, e ao Sr. Reynaldo Loureiro, diretor da empresa Bimbarras Agropecuária S/A, que na última terça (28), assinou com a Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, o Termo de Acordo e Compromisso (TAC) para Aprovação do Projeto Urbanístico Loteamento Ilha Bimbarras – Sítio de Praia.

Veja abaixo a lista dos conselheiros empossados.

REPRESENTANTES DO PODER PÚBLCO

TITULARES INSTITUIÇÃO
Ússula Flávia Gomes Pinto SECRETARIA DE TURISMO – SETUR
SUPLENTE INSTITUIÇÃO
Gleice Macedo Silva SECRETARIA DE TURISMO – SETUR

 

TITULARES INSTITUIÇÃO
Osman Augusto dos Santos Ramos SECRETARIA DE CULTURA – SECULT
SUPLENTE INSTITUIÇÃO
Joelza da Silva Menezes SECRETARIA DE CULTURA – SECULT

 

TITULARES INSTITUIÇÃO
Ana Christina Oliveira SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – SEDEC
SUPLENTE INSTITUIÇÃO
Frederico da Luz Santana Filho SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – SEDEC

 

REPRESENTANTES DO SETOR PRIVADO DO TRADE TURÍSTICO

Proprietários de agências de turismo locais, guias e/ ou monitores de turismo, transportes marítimos e rodoviários
TITULARES INSTITUIÇÃO
Carla dos Santos ASMOFRAN
SUPLENTE INSTITUIÇÃO
Maria das Graças Silva de Brito LUDMAR VIAGENS

 

Proprietários de restaurantes, bares, lanchonetes e similares
TITULARES INSTITUIÇÃO / DENOMINAÇÃO
Lindinalva dos Santos Sacramento Acarajé da Linda
SUPLENTE INSTITUIÇÃO
Clovis Monteiro da Silva Filho Restaurante Clovis Filho

 

Proprietários de hotéis, pousada e similares
TITULARES INSTITUIÇÃO / DENOMINAÇÃO
Alva Célia Medeiros Grupo Folclórico Lidroamor Axé
SUPLENTE INSTITUIÇÃO
Zenilda Benedita de Araújo Restaurante Barro e Lenha

 

REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA

Associação comunitária, ambientalista, de pescadores, marisqueira
TITULARES INSTITUIÇÃO / DENOMINAÇÃO
Rosângela de Oliveira Colônia de Pescadores
SUPLENTE INSTITUIÇÃO
Antônia Joseliza Souza Rodrigues Samba Coral de Pesc. e Marisqueiras

 

Comunidade remanescente de quilombo
TITULARES INSTITUIÇÃO / DENOMINAÇÃO
Marilene Ramos Praxedes Associação de Moradores Quilombola de Monte Recôncavo
SUPLENTE INSTITUIÇÃO
Cosme do Nascimento Cosme Dançarino

 

Manifestação popular e artistas
TITULARES INSTITUIÇÃO / DENOMINAÇÃO
Allan da Silva Pacheco Associação de Música
SUPLENTE INSTITUIÇÃO
Elaine Barreto dos Santos Filarmônica Lira 30 de Março

 

Skip to content