Conselho de Saúde elegeu representantes para 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador

visat saude trabalhador

Na sexta-feira, dia 09 de maio, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de São Francisco do Conde realizou uma reunião ampliada para eleição de quatro representantes da cidade na macrorregional da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que acontecerá em Salvador, com data estimada de 19 e 20 de maio. O evento terá seguimento com a Conferência Nacional, cujo tema será: “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito  de Todas e Todos e Dever do Estado”.

A reunião ampliada, que aconteceu no Sindsefran, contou com a presença da secretária da Saúde, Telma Silva, e do presidente do Conselho de Saúde, Bartolomeu Silva. “Espero que o delegado eleito seja uma pessoa que represente, de fato, o nosso município e os nosso trabalhadores”, afirmou a secretária, que também desejou um bom dia de trabalho aos participantes.

Após a abertura, a responsável pela Vigilância à Saúde do Trabalhador – VISAT, Edilma do Carmo, falou sobre as leis e projetos que visam garantir ao trabalhador seus direitos. “A saúde do trabalhador brasileiro também é a saúde da nosso sociedade. Quando um chefe de família fica impossibilitado de exercer sua função, por motivo de doença, toda a qualidade de vida da sua família fica comprometida também”, explicou Edilma. “É preciso fazer um trabalho de parceria entre todos os serviços de saúde, articulados em rede, para garantir a prevenção e a prestação de serviços de saúde ao cidadão trabalhador”, concluiu.

No evento foram entregues pastas contendo mais informações sobre a Conferência e uma cópia da Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012, que institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Nosso objetivo é fortalecer as ações voltadas à saúde do trabalhador através dos diferentes olhares das pessoas que temos aqui reunidas”, revela a diretora de Planejamento em Saúde, Layla Kelly Silva.

Os representantes eleitos e seguimentos que atuam:

Representando a Gestão – Edilma do Carmo Dias

Representando  o Usuário do SUS – Domingos dos Santos Ferreira