Continuam abertas as inscrições para o Festival de Artes Professor Anísio Teixeira

As inscrições para o Festival de Artes Professor Anísio Teixeira(FAPAT), que acontece nos dias 14, 15 e 16 de dezembro continuam abertas até 10 de dezembro. Em seu o 18ª ano, esta é a primeira vez que o festival virá para São Francisco do Conde, agregando as categorias de dança, teatro, poesias, artes plásticas e música, com o intuito de oportunizar os estudantes das escolas públicas a experimentar as linguagens artísticas como processo de aprendizagem. As apresentações serão realizadas sempre a partir das 09horas, na Unidade de Artes da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), e para participar é necessário solicitar a ficha de inscrição através dos e-mails reluz.pe.ltda@gmail.com ou fapat.anoxv@gmail.com. As inscrições são gratuitas, porém cada grupo deverá entregar 02 livros nos dias das apresentações, os quais serão doados para o projeto criado por Lázaro Ramos – Ler é Poder, na Ilha do Paty.

As premiações estão divididas nas seguintes categorias:

– Teatro: melhor espetáculo (originalidade da proposta, qualidade de encenação); melhor cenário; melhor figurino; melhor ator; melhor atriz; melhor ator coadjuvante; melhor atriz coadjuvante; ator revelação; atriz revelação; melhor texto original; prêmio especial (júri).

– Dança: melhor coreografia; melhor dança solo (se tiver dois inscritos); melhor espetáculo de dança; melhor dança afro; prêmio especial (júri).

– Poesia: melhor poesia; melhor defesa da poesia (declamação/recital), prêmio especial (júri).

– Música: melhor música; melhor intérprete (somente poderá se apresentar voz e violão ou instrumento de percussão), prêmio especial (júri), prêmio especial para homenageado(a) e dois prêmios júri popular para melhor ator e melhor atriz.

Os vencedores receberão um trofeu, certificado e outros prêmios (caso a produção adquira através de patrocínio ou doação), além de prêmios especiais para melhor espetáculo/diretor, melhor ator/atriz, melhor ator/atriz coadjuvante e júri popular, melhor poesia, melhor coreografia, melhor dança solo e afro (se houver).

O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde através da Secretaria de Cultura e Turismo – SECULT.

O Festival de Artes Professor Anísio Teixeira é uma realização sem fins econômicos, idealizado por Albérico Pereira Alves, professor aposentado com experiências nos colégios Bento Gonçalves, Luiz Pinto de Carvalho, Escola Parque e Anísio Teixeira (onde nasceu o projeto). É promovido pela Coordenação Especial dos Núcleos de Prevenção da AIDS, através do Núcleo de Incentivo à Cultura e Arte-Educação (Salvador) e produzido pela Reluz Projeto Empreendimentos Ltda. Entre os seus objetivos específicos estão: promoção do debate a cerca da valorização do profissional de arte-educação como política pública no município e no estado; proporcionar vivências significativas na área artístico-cultural, conscientizando a comunidade e a escola sobre a necessidade do desenvolvimento da educação e da cultura no país; fomento de uma rede de arte-educadores e educandos para o monitoramento e controle social dos serviços estruturados do sistema público de educação e cultura do estado e do município para garantia de políticas públicas; e, estabelecimento de parceria para viabilidade econômica e de sustentabilidade do FAPAT, através de contrato padrão.

Confira o REGULAMENTO e demais informações.

A Unidade de Artes de São Francisco do Conde está situada à Rua Espírito Santo, s/n, Centro (em frente a Escola Municipal Frei Elizeu). Telefone: 71 3651-3332.